Saber reagir à adversidade

Depois de uma 1ª fase menos feliz, Portugal continua a lutar pela melhor classificação possível no Europeu de Sub 16 Masculinos.

Competições | FPB | Seleções
26 AGO 2014

A vitória sobre a Irlanda (84-58) permite que a equipa portuguesa continue a ambicionar pelo 17º lugar, isto depois de os comandados de Raul Santos acusarem algum nervosismo no inicio do jogo. Um fantástico 2º quarto (27-11) empurrou Portugal para um triunfo inequívoco sobre a formação irlandesa, num encontro em que os jovens portugueses estiveram bem mais eficazes nos lançamentos de curta e média distância, dominaram a luta das tabelas e voltaram a ser agressivos na defesa.

Os últimos resultados da equipa nacional em nada ajudaram para que os inexperientes jovens portugueses encarassem este jogo com confiança absoluta e desinibidos para jogarem aquilo que sabem e podem.

 

Apesar de terem começado o jogo a perder 0-8, os comandados de Raul Santos reagiram bem a este parcial negativo, e um triplo de Pedro Costa a menos de 3 minutos do final do período, colocava Portugal no comando pela primeira vez no jogo (17-15). Não mais a equipa portuguesa deixou de liderar o encontro, tendo chegado ao final do 1º quarto a vencer por quatro pontos de diferença (23-19).

 

Motivados e com ânimo renovado, o conjunto nacional embalou para um 2º período fantástico (27-11), principalmente nos 5 minutos finais da 1ª parte, altura em que vencia por cinco pontos de diferença (31-26). Portugal defendia bem (23 roubos de bola), e assim o tiro de longa distância começou a cair, três triplos quase consecutivos, e a equipa lusa disparou no resultado. Ao intervalo, Portugal já dispunha de uma confortável vantagem pontual na casa das duas dezenas (50-30).

 

O segundo tempo foi mais equilibrado (14-14 e 20-14), sem que a Irlanda tenha conseguido, em  momento algum do jogo, aspirar a reentrar na discussão pela vitória no jogo. Portugal bateu-se muito bem na luta das tabelas (44-29), nomeadamente no ressalto ofensivo, já que capturou 18 ressaltos na tabela defensiva do adversário.

 

 

O capitão Pedro Costa, ficou muito perto de um duplo-duplo (21 pontos e 9 ressaltos), liderando muito bem a equipa. Já o base Gonçalo Madureira (18 pontos, 10 ressaltos e 4 assistências) conseguiu tal objetivo, tendo conseguido mais um jogo bastante completo. Miguel Pinto (9 pontos e 7 ressaltos) rubricou mais uma exibição muito positiva, e o extremo Airton Fernandes (10 pontos e 6 ressaltos) também se exibiu a bom nível.

Competições | FPB | Seleções
26 AGO 2014

Mais Notícias