Sampaense na Bairradapara «matar o leitão»

O Sampaense Tecidos Coimbra, que não perde há 13 jornadas e ocupa o segundo lugar da classificação geral da Proliga, desloca-se no próximo domingo ao recinto do Caves Aliança Sangalhos em jogo que vai servir de teste à firmeza do poderio e ambição dos sampaenses, que na última ronda bateram os «estudantes», ainda lideres da competição.

Competições
30 JAN 2004

O quinto lugar do clube da Bairrada pode dizer-se que é virtual pois possuem menos uma derrota e menos um jogo do que o terceiro classificado, o Basket de Almada. Por isso, e também pelo valor que têm patenteado, o Sangalhos é daqueles adversários que inspira o máximo respeito aos oponentes. O Sampaense está claramente embalado para o primeiro lugar e, com esse objectivo em vista, não pode ceder ante a turma da Bairrada, que, por sua vez, já terá dito para si própria que não admite mais derrotas na fase regular se quer segurar um dos lugares de topo da tabela classificativa. É, pois, o grande jogo da 20.ª jornada da Proliga deste fim de semana, que, independentemente do resultado a registar, vai permitir ao Sangalhos ultrapassar na classificação o Maia Basket, que estará de folga nesta ronda.À espreita de uma recaída do líder, porventura pelos efeitos da última derrota sofrida em São Paio de Gramaços, vai o Atlético ao recinto da AAC Casino Figueira. Esta, perseguida agora ferozmente pelo Sampaense Tecidos Coimbra, sabe da necessidade dos alcantarenses contabilizarem vitórias que lhes garanta a permanência no grupo do play-off (estão mesmo no limite), e tem consciência também que o passado não pode ser exactamente mais do que isso e tem de reassumir a condição de favorito, que ainda não a perdeu. Tarefa, por conseguinte, bastante mais difícil para os lisboetas.Mas também a Física de Torres, moralizada pela excelente vitória obtida na semana passada sobre o Basket de Almada, terá de se empenhar a fundo no recinto do Galitos, sob risco de cair para uma zona de risco da tabela classificativa se houver aproveitamento dos adversários directos, os tais que se encontram em torno do oitavos lugar, como o Atlético, Esgueira e Guimarães.Noutras latitudes do quadro da classificação, começa a instalar-se a ansiedade natural determinada pela necessidade de vencer para ascender aos lugares de apuramento. E, diz o povo, a necessidade aguça o engenho, logo que se acautelem os mais confortáveis. Poderá ser o caso da visita do Esgueira OLI a Almada, onde a equipa da casa, apesar de derrotada na última ronda, é claramente favorita, mesmo sabendo que os aveirenses poderão estar animicamente «remexidos» pela entrada do novo técnico, Paulo Brinca.Enfim, mais um fim de semana que promete mais e melhores emoções e, sobretudo, bons espectáculos de basquetebol.

Visite a 1.ª Página da Proliga e consulte todos os resultados anteriores, a classificação e o calendário da jornada deste fim de semana.

Competições
30 JAN 2004

Mais Notícias