Sampaense surpreende

O Sampaense Basket causou sensação, ao vencer (85-79), na Luz, o SL Benfica na primeira meia-final do Troféu António Pratas.

Competições | FPB
12 OUT 2013

Os comandados de José Calabote dominaram grande parte do jogo, resistiram bem às aproximações pontuais por parte dos encarnados, e nem mesmo quando ficaram em desvantagem no marcador a equipa se desuniu e deixou de funcionar coletivamente. Uma vitória que coloca o conjunto de S. Paio de Gramaços na final, que depois de eliminar o principal candidato à vitória, fica mais próxima da conquista do troféu.

Naturalmente o favoritismo nesta meia-final pendia para a equipa do Benfica, um pressuposto que o Sampaense cedo contrariou, já que no final do 1º período vencia por onze pontos de diferença (21-10). Uma diferença pontual que se manteve praticamente constante até ao intervalo (37-28), sem nunca os comandados de Carlos Lisboa conseguirem aproximar-se no marcador. Apesar de ter começado a segunda parte com um lançamento triplo (40-28), os primeiros minutos da etapa complementar foram o período negro do Sampaense neste encontro. Os benfiquistas, com 13-0, não consentindo qualquer ponto ao adversário durante 5 minutos, passavam para a liderança do marcador a meio do 3º período (41-40). Um triplo de Jovonni Shuler colocava um ponto final na crise ofensiva do Sampaense, bem como lhe transmitiu serenidade e moral para continuar a bater-se pelo jogo. O equilíbrio manteve-se por mais alguns minutos, mas na parte final do quarto foi de novo a equipa de S. Paio de Gramaços a ganhar vantagem no marcador (61-53).No derradeiro quarto os encarnados tiveram de correr atrás do prejuízo, tarefa só alcançada a 3 minutos do final do encontro, quando se verificou um empate a 74 pontos. Nada que abalasse a equipa liderada por José Calabote, que na resposta, com uma jogada de cesto e falta convertida por Joel Almeida, recolocava-se na frente do resultado (77-74). O Sampaense geria com mestria as curtas vantagens de que dispunha, e já no último minuto, uma falta anti-desportiva e um turnover cometidos pelos jogadores encarnados deitavam por terra todas as possibilidades de o Benfica vencer o jogo. Até porque Joel Almeida mostrou-se sempre sereno da linha de lance-livre, somando pontos importantes nos momentos decisivos.Grande exibição de Joel Almeida, melhor marcador do jogo com 29 pontos, na equipa do Sampaense, bem secundado pelo jovem base André Calabote, autor de 18 pontos, Christopher Jr. (10 pontos, 5 assistências e 5 roubos de bola) e Hélder Carvalho (4 pontos e 10 ressaltos).Nem mesmo tendo contado com o MVP do jogo, com 33 de valorização, Carlos Andrade (20 pontos, 14 ressaltos, 4 roubos de bola 3 assistências e 2 desarmes de lançamento), com os lançamentos longos de Jobey Thomas (22 pontos) e um duplo-duplo da autoria de João Betinho (12 pontos e 11 ressaltos), o Benfica conseguiu evitar a eliminação da prova.

Competições | FPB
12 OUT 2013

Mais Notícias