Sangalhos manda em casa
Depois do triunfo caseiro deste domingo do Aliança Sangalhos diante o Guifões SC (73-66), a formação da Bairrada ascendeu, à condição, ao topo da tabela classificativa do Campeonato da Proliga.
Competições
2 DEZ 2012
Os comandados de Francisco Gradeço prolongou a sua invencibilidade nos jogos disputados perante o seu público, diante de uma das boas equipas da competição.
A equipa de Guifões vinha de um moralizador triunfo conseguido em Ílhavo na última jornada, sendo que uma vitória em Sangalhos significava ultrapassar mais um adversário na tabela classificativa.A vitória, contudo, não foi fácil e os bairradinos tiveram que suar até ao fim. O Guifões apresentou- se em Sangalhos bastante pressionante, não dando muitas facilidades aos locais. O primeiro período foi fraco, em termos de pontuação, com o Sangalhos a acabar com um ligeira vantagem de três pontos.No segundo parcial, os visitantes entraram com outra determinação, mas somente a três minuos do final se colocaram na frente do marcador. O Sangalhos ainda conseguiu regressar ao comando da patrida, mas o Guifões acabou por dar a volta e foi para o intervalo a vencer (35-32).No regresso dos balneários, o Guifões manteve uma grande pressão ofensiva, na tentativa de controlar a partida e ganhou uma ligeira margem no marcador que o Sangalhos, concentrado e bastante coeso, rapidamente recuperou, deixando tudo em aberto para o último período. No final do 3º período, embora que pela diferença mínima, o Sangalhos já tinha dado a volta ao resultado (52-51), uma vantagem que seria alargada nos 10 minutos finais do encontro.E qualquer uma das equipas poderia alcançar vitória, que acabaria por sorrir aos sangalhenses que tiveram a serenidade necessária para controlar a partida, e, paulatinamente,aumentar a vantagem no marcador nos instantes finais, perante um Guifões que revelou alguma ansiedade e nervosismo.A dupla composta por Nuno Bizarro (19 pontos e 10 ressaltos) e Emanuel Silva (10 pontos e 11 ressaltos) foi decisiva em termos ofensivos, sem esquecer o papel desempenhado na supremacia do Sangalhos, na luta das tabelas.O atleta João Moreira foi o melhor marcador do Guifões com 18 pontos, enquanto que, José Almeida (5 pontos) foi um lutador nas tabelas, tendo conquistado 14 ressaltos.