Sangalhos triunfa em casa

A jornada 17 do campeonato da Proliga iniciou-se esta sexta feira, com o Aliança Sangalhos a receber o Guifões SC.

Competições
21 FEV 2015

O triunfo do conjunto da equipa da casa (74-58) significa mais um passo rumo ao playoff, diante de um adversário que está a sentir dificuldades para fugir dos lugares da cauda da tabela classificativa. Os comandados de Francisco Gradeço comandaram sempre a marcha do marcador, muito embora só no derradeiro quarto tenham disparado em definitivo no resultado.

 

Depois do empate a 7 pontos a equipa da Bairrada tomou a liderança do marcador, e não mais permitiu que a formação de Guifões liderasse o encontro. No final do 1º período a vantagem era de sete pontos (20-13), e no final do 1º tempo a diferença já estava na casa das dezenas (39-29).

 

O intervalo não mudou o rumo do jogo, com a equipa da casa sempre na frente, mas com a diferença pontual que separava as duas equipas a chegar aos treze pontos (48-35) a menos de 4 minutos do final do período. Os forasteiros recusavam-se a entregar o jogo, e na parte final do quarto voltaram a encostar o resultado (50-42) deixando tudo em aberto para os 10 minutos finais do encontro.

 

Uma vantagem que se mantinha sensivelmente a meio do derradeiro quarto (65-57), mas a excelência da defesa do Sangalhos, um ponto sofrido nos 5 minutos finais, garantiu mais um importante triunfo para os objetivos do Sangalhos.

 

A formação da casa mostrou-se muito mais coletiva no ataque (18 vs 8 assistências), e sobretudo mais eficaz no capitulo do lançamento, especialmente da linha de três pontos (10/20 – 50%). Já o Guifões bateu-se muito bem no ressalto ofensivo (12), e conquistou muitas mais idas para a linha de lance-livre (23 vs 9). Mas a falta de pontaria, particularmente na longa distância (4/22 – 18.2%) em nada contribuiu para o sucesso dos visitantes.

 

Luís Fonte (18 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências) foi o melhor marcador do Sangalhos, seguido de perto de Emanuel, faltou-lhe um ressalto para um duplo-duplo (16 pontos e 9 ressaltos) e Nuno Bizarro (14 pontos e 7 ressaltos).

 

O mais concretizador do jogo acabou por ser o atleta do Guifões Francisco Destino, registou 22 pontos, 3 ressaltos e 3 roubos de bola, mas nem com a ajuda de José Almeida (18 pontos e 13 ressaltos), autor de uma bela exibição, conseguiu evitar o desaire da equipa.

Competições
21 FEV 2015

Mais Notícias