Segunda parte de gala conduz Portugal à vitória

Seleção Nacional masculina bate a Bulgária por 88-78 na pré-qualificação para o EuroBasket 2025

Atletas | Competições
10 NOV 2022

Com uma segunda parte de grande qualidade, Portugal venceu a Bulgária por 88-78, em Coimbra, mantendo assim a invencibilidade no Grupo F da pré-qualificação para o EuroBasket 2025.

A equipa das quinas entrou bem num encontro que se pautou pelo equilíbrio, especialmente nos primeiros dez minutos da partida. Portugal conseguiu um parcial de 21-20 que assegurava a liderança, embora curta, à entrada para o 2.º período. Apesar da curta vantagem no encontro, a formação lusa foi permissiva no meio-campo defensivo indo para o tempo de descanso a perder por 44-52. Os oito pontos de diferença exigiam a reviravolta no marcador que se iniciou assim que os jogadores regressaram ao terreno de jogo depois de terminado o intervalo. Através de um parcial de 23-12 no 3.º quarto, a Seleção Nacional retomou a liderança do jogo (67-64) e caminhou para o terceiro triunfo em outros tantos jogos. A equipa das quinas superou-se defensivamente e além de forçar 17 “turnovers” búlgaros, foi mais eficaz no momento de lançar ao cesto. No final do jogo, Portugal somava novo triunfo na caminhada para o EuroBasket 2025 (88-78).

Diogo Brito (19pts, 4res, 4ast, 1rb), Travante Williams (18pts, 5res, 2ast, 1rb), Rafael Lisboa (18pts, 1res, 1ast, 1rb) e Miguel Queiroz (11pts, 6res) foram os grandes destaques na Seleção Nacional.

No final da partida, o base da equipa das quinas, Rafael Lisboa, não escondeu a satisfação pela vitória: “Este grupo resume-se a raça, ambição e à união que temos. Falamos ao intervalo e percebemos que o trabalho defensivo não estava a ser bom. Unimo-nos, a nossa vontade de ganhar e de representar Portugal falou mais alto e foi isso que nos levou à vitória. Nem sempre pode ter sido um jogo bem jogado, mas foi o que nos deu a vitória”, explicou.

O jovem base apelou ainda ao apoio do público que diz ser fundamental na caminhada da Seleção Nacional: “É fundamental ganharmos todos os jogos, principalmente aqueles que temos ‘em casa’. Ganhando o próximo ficamos mais próximos. Estamos à espera do apoio dos portugueses porque, como vimos hoje, foi extremamente importante. Queremos o mesmo, mais uma vitória para mantermos a invencibilidade até ao final da pré-qualificação”, concluiu.

 

Já o selecionador nacional, Mário Gomes, confessou que a vitória é mérito total dos seus jogadores: “Na antevisão referi a confiança que tinha nos jogadores. Na segunda parte agarramo-nos ao que tínhamos de nos agarrar. Ao intervalo estive um minuto no balneário, falei do aspeto defensivo e os jogadores mudaram isso. Na segunda parte entramos melhor. Mérito total dos jogadores. Dá-me confiança este caráter, esta química, o não ‘deitarem a toalha ao chão…”, confessou.

 

Tal como Rafael Lisboa, também o técnico luso se mostrou agradecido pelo carinho que veio das bancadas: “O público ajuda muito num jogo com estas características. Quero que esta falange de apoio à Seleção se mantenha. Sabemos que dependemos dos resultados, mas espero que isto se mantenha. Obrigado ao público de Coimbra, desta região do País. Há muita gente que gosta de basquetebol. No domingo espero o mesmo apoio, podem contar sempre com a nossa total dedicação”, finalizou.

 

A Seleção Nacional volta a entrar em campo este domingo, pelas 17h00, para defrontar a congénere romena no Multidesportos Dr. Mário Mexia. A entrada para o jogo é livre, mediante a lotação do pavilhão. Os bilhetes estão disponíveis duas horas antes do arranque da partida.

 

Vem apoiar Portugal, vem apoiar a tua Seleção!

Atletas | Competições
10 NOV 2022

Mais Notícias