Seis duelos intensos na sétima jornada da Liga Betclic Feminina

Encontro entre o GDESSA Barreiro e Sanjoanense HELIOTEXTIL ditou o fim da jornada

Clubes | Competições
22 NOV 2025

Esgueira Aveiro ECOVALOR 63-73 SL Benfica

As duas equipas que chegaram à fase final na época passada defrontam-se pela primeira vez nesta temporada e, tal como no ano anterior, o confronto entre Esgueira e Benfica promete muito equilíbrio.

O Esgueira entrou muito forte, revelando maior eficácia no lançamento. Apesar de o Benfica conseguir responder, os primeiros dez minutos terminaram com uma vantagem para a equipa da casa: 21-15.
No segundo quarto, os papéis inverteram-se, com as águias a assumirem o controlo do jogo e a vencerem o parcial por 14-21, o que lhes permitiu levar a partida para o intervalo com uma diferença mínima: 45-46.

O conjunto orientado por Eugénio Rodrigues regressou do balneário com outra energia e, no terceiro período, impôs um ritmo superior, mostrando grande eficácia ofensiva para vencer o parcial por 18-27.

No derradeiro período, o Esgueira tentou reagir e lançar-se em busca do resultado, mas apesar do equilíbrio — refletido no parcial de 10-10 — não conseguiu reduzir a distância para o Benfica. Nos minutos finais, Zuzanna Puc assumiu um papel determinante na luta das tabelas, garantindo ressaltos decisivos que permitiram às águias manter o controlo do encontro.

Maria Bettencourt foi a MVP do SL Benfica com 10 pontos, seis ressaltos e três assistências, formando 20 pontos de valorização. No lado do Esgueira, foi a nova cara da equipa, Taris Thorton que mostrou a sua importância com 22 pontos, sete ressaltos e duas assistências.

Foi um jogo marcado por uma intensa batalha nos ressaltos, muita agressividade nas tabelas, boas percentagens de lançamento e um ritmo acelerado que proporcionou uma partida bastante competitiva.

Sporting CP 78-49 Sportiva AZORIS HOTELS

O Sporting arrancou o domingo no Pavilhão João Rocha com uma vitória dominante sobre a Sportiva por 78-49.

No primeiro período, o Sporting entrou forte e rapidamente liderou, fechando os 10 minutos com um parcial de 19-8. No segundo quarto, a equipa açoriana melhorou tanto na defesa quanto no ataque, reduzindo a diferença e terminando o período a apenas um ponto atrás, 16-15.

A partida manteve-se equilibrada no terceiro quarto, que terminou com o Sporting a vencer por uma posse de bola (18-16).

Já no último quarto, a equipa orientada por João Pedro Vieira consolidou a vantagem. Num parcial mais eficaz no ataque, o Sporting conseguiu controlar o jogo e cimentar o resultado a seu favor, mantendo a vantagem construída durante toda a partida.

Luana Serranho foi eleita MVP do encontro, ao regressar 16 pontos, seis ressaltos e seis assistências, totalizando 26.5 de valorização. Pela Sportiva, a melhor em campo foi Monique Pereira, com 10 pontos, oito ressaltos e quatro assistências.

CRC Quinta dos Lombos 66-43 SC Coimbrões SANCHO PANZA

A entrada na partida não foi fácil para nenhuma das equipas e, ao fim de cinco minutos jogados, o marcador registava apenas dois pontos para cada lado. A equipa da casa começou então a acertar no cesto, mas, mesmo assim, o Coimbrões continuou a condicionar os seus ataques. O primeiro período terminou com vantagem significativa para a Quinta dos Lombos, por 16-4.

Ambas as equipas entraram melhor no segundo quarto e aumentaram a produção ofensiva, num período mais equilibrado e bem jogado por todas as atletas. Ainda assim, a equipa visitada voltou a superiorizar-se e venceu também este quarto por 20-12.

Na segunda parte, o resultado continuou a sorrir à Quinta dos Lombos ao longo dos 20 minutos restantes. Uma atitude mais aguerrida de ambas as equipas e uma maior luta interior permitiram um equilíbrio superior nos últimos períodos, que terminaram 14-12 e 16-15.

Nahomis Hardy foi a melhor jogadora da Quinta dos Lombos, ao assinar um duplo-duplo – 18 pontos e 16 ressaltos – somando 32 de valorização. No Coimbrões, Emilie Silva marcou 5 pontos, fez duas assistências e conquistou dois ressaltos nos vinte minutos em que esteve em campo.

Imortal LUSIADAGÁS 70-61 Galitos FFONSECA

O Imortal recebeu e venceu, em Albufeira, o Galitos, numa excelente partida que permitiu à equipa da casa alcançar a quinta vitória consecutiva e, consequentemente, afirmar-se no segundo lugar do campeonato.

O primeiro período foi determinante neste encontro, terminando com uma vantagem clara para o Imortal por 29-7. A partir daí, a tarefa tornou-se bem mais complicada para o Galitos, que se viu com uma desvantagem de 18 pontos ao fim dos primeiros dez minutos.

A verdade é que todos os restantes períodos foram equilibrados e mostraram como o jogo poderia ter tido outro rumo. Com parciais de 11-14 e 17-19, a partida chegou aos minutos finais com o Imortal a manter uma diferença de 17 pontos.

O Galitos ainda venceu o último quarto por 13-21, mas não foi suficiente para alcançar o Imortal, que segue firme com a quinta vitória consecutiva no campeonato.

A melhor jogadora da partida foi Suraya Rijal, que somou 10 pontos e 15 ressaltos, totalizando 22.5 de valorização. Do lado do Galitos, Luisa Nufer destacou-se com 16 pontos e seis ressaltos, sendo a melhor da sua equipa.

CAB Madeira 72-77 Basquete Barcelos HMMOTOR

Se houve um jogo equilibrado nesta jornada, foi certamente este. O primeiro quarto terminou empatado a 21 pontos, com ambas as equipas a mostrarem grande competência nos dois lados do campo. No segundo quarto, o CAB Madeira esteve em destaque: realizou um parcial muito positivo (21-8), assumiu a liderança e chegou ao intervalo com uma vantagem confortável.

No regresso dos balneários, o Barcelos voltou com a sua garra habitual. Dominante nos ressaltos e com uma forte atitude ofensiva, conseguiu vencer o terceiro período por 16-26, reduzindo a diferença para apenas três pontos à entrada do último quarto.

Logo no primeiro cesto dos derradeiros dez minutos, o marcador voltou a ficar empatado a 58 pontos, deixando o desfecho da partida totalmente em aberto. Nos momentos decisivos, o Barcelos mostrou-se mais eficaz nos lançamentos importantes e acabou por conquistar a vitória por 72-77.

A MVP do encontro foi Rebecca Taylor, com 26 pontos, oito ressaltos e seis assistências, totalizando 28 de valorização. Do lado do CAB Madeira, destacou-se Hulda Joaquim, que somou 17 de valorização graças aos seus 14 pontos e oito ressaltos.

GDESSA Barreiro 82-64 Sanjoanense HELIOTEXTIL

O último jogo da jornada colocou frente a frente o GDESSA e a Sanjoanense, onde a equipa da casa saiu vitoriosa por 82-64.

Os primeiros 20 minutos do encontro foram muito equilibrados, com ambas as equipas a mostrarem consistência e eficácia no ataque. Os parciais de 24-20 e 17-20 levaram o jogo para intervalo com a equipa do Barreiro a vencer por apenas um ponto.

No arranque da segunda parte, destacou-se a excelente eficácia de lançamento do GDESSA e a maior intensidade defensiva, o que permitiu ampliar a vantagem para 64-49. O último quarto voltou ao equilíbrio esperado e terminou 18-15, confirmando a vitória da formação orientada por André Martins.

A melhor jogadora da partida foi Abigail Rafferty, determinante na luta das tabelas, com 12 ressaltos, aos quais juntou 11 pontos e uma assistência. Do lado da Sanjoanense, a “suspeita do costume” voltou a brilhar: Schekinah Bimpa fechou o encontro com um duplo-duplo, somando 17 pontos e 11 ressaltos em 29 minutos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Clubes | Competições
22 NOV 2025

Mais Notícias