Seleção determinada em fazer história

Vitória sobre a Grã-Bretanha pode dar a qualificação para o EuroBasket 2023

Seleções
11 FEV 2023

É já este domingo, pelas 16 horas, em Manchester, que a seleção nacional de seniores femininos joga a sexta e última jornada da fase de qualificação para o Women’s EuroBasket 2023 frente à congénere britânica.

Atualmente na segunda posição do Grupo G com oito pontos, a equipa das Quinas procura ser uma das quatro melhores segundas classificadas de forma a garantir o apuramento, inédito, para a fase final do europeu, e para tal a vitória é fundamental.

Na antecâmara do embate a base lusa, Inês Viana, e o selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, explicaram o que esperar do adversário.

“São uma equipa muito física e atlética que nos pode causar problemas nas zonas próximas ao aro, quer do ponto de vista ofensivo como defensivo”, atenta o selecionador luso. “Temos de ter as nossas ideias muito claras e perceber onde os podemos atacar”.

A cerca de 24 horas do início da contenda, a equipa das Quinas segue motivada e compreende a peso do resultado. “Sabemos da importância do jogo e do quanto isso também nos vai obrigar a controlar as nossas emoções para que as nossas ideias não desapareçam”, explica Ricardo Vasconcelos.

“Em Portugal estivemos perto de vencer, mas não há jogos iguais”, relembra o técnico da formação portuguesa.

Inês Viana também passa uma mensagem otimista e de motivação. “Temos noção de que vai ser um jogo muito duro, mas todas temos o ‘mindset’ de que temos de ganhar”, afirma a base.

“Vamos lutar para ganhar e temos de dar o nosso melhor”, elabora a internacional lusa, que acrescenta: “É a nossa final”. Viana destaca a coesão do grupo: “Estamos muito motivadas e espero conseguir trazer essa alegria para Portugal”, conclui.

O embate, marcado para as 16 horas no National Basketball Performance Centre, tem transmissão em direto na FPBtv.

Seleções
11 FEV 2023

Mais Notícias