Seleção nacional de BCR às portas do Campeonato da Europa B/C

A equipa das quinas cumpriu a última grande etapa preparativa

Competições
1 JUN 2022

A seleção nacional de BCR realizou um estágio, de 25 a 29 de maio, em Braga e Vila Nova de Famalicão. A etapa de trabalha integrou três encontros amigáveis com Iberconsa AMFIV, conjunto de Vigo do máximo escalão do BCR espanhol, patamar onde chegou o outro adversário deste estágio, Basketmi Ferrol, recém-consagrado campeão da Primera División – 2º escalão do país vizinho. Restam dois dias de concentração para a seleção nacional, no Luso, a 9 e 10 de junho, na véspera da partida para Sarajevo. Portugal, colocado no grupo A, enfrenta Lituânia e Bélgica, nos dias 15 e 17, respetivamente, e o objetivo passa por ser um dos dois primeiros, garante da subida à divisão B e chegada aos quartos de final.

Marco Galego, selecionador nacional, considerou proveitosos os quatro dias de estágio. “O balanço é muito positivo, embora tenha sabido a pouco, uma vez que, por motivos diferentes, não pudemos contar com dois atletas”, confessa o técnico, antes de se centrar nos encontros jogados. “Notou-se claramente uma evolução de um jogo para o outro com a equipa de Vigo, em apenas 24 horas, o que nos deixa bastante otimistas para o Europeu. Já no jogo com Ferrol, tivemos o que esperamos ser a definitiva explosão ofensiva do Miguel Reis e Ângelo Pereira, dois atiradores que podem ajudar a desbloquear situações complicadas, em alguns jogos”, frisa.

Por sua vez, Hugo Maia, subcapitão, foca igualmente a valia dos encontros frente aos emblemas espanhóis. “Deram-nos indicadores que estamos numa caminhada ascendente e cada vez mais prontos para os desafios que se impõem em Sarajevo”, analisou, antes de vincar a importância da experiência competitiva. “Este estágio vem confirmar que é imperativo a Seleção jogar mais nas suas preparações e preferencialmente com graus de dificuldade altos para conseguirmos testar as soluções e perceber o que nos falta afinar”, salientou o mais internacional dos convocados.

O campeonato da Europa das divisões B/C – conjunto pela primeira vez – decorre de 12 a 22 de junho, em Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina. Todas as informações relativas à prova estão disponíveis aqui. O canal de transmissão da competição será anunciado em breve.

Competições
1 JUN 2022

Mais Notícias