Seleção Nacional de NBA 2k dá espetáculo e está nas “eFIBA Finals Europe”

Portugal derrotou Lituânia, Alemanha, Bélgica e Chipre e está entre as quatro melhores equipas da Europa

Competições
22 JAN 2023

Dia de sonho para a equipa das quinas nos Qualifiers da eFIBA Europe, com Portugal a garantir um lugar entre as quatro melhores seleções da Europa depois de bater a Lituânia, Alemanha, Bélgica e Chipre. Portugal “caiu” apenas diante da congénere espanhola, mas garantiu um lugar na fase final da prova, entre as quatro melhores seleções da Europa.

A Seleção das Quinas abriu o dia de competição frente à Lituânia, com uma vitória categórica frente a seleção lituana (89-48). Ao final do primeiro período Portugal já liderava por 22-7. Manteve o ritmo elevado no jogo e controlou o resultado. Destacar a prestação de Salazar (29pts) e os duplo-duplos de Creative (22pts, 10ast) e Henri (17pts, 12reb).

Frente à Alemanha, partida muito equilibrada com um primeiro período distanciado por 2 pontos para a equipa nacional (16-14). O jogo foi marcado por diversas mudanças de liderança, com os alemães com vantagem ao intervalo (30-31). A equipa germânica chegou mesmo a distanciar-se por 7 pontos, mas Portugal respondeu melhor na fase final do jogo e recuperou, acabando por vencer por 53-50. Destacar a importância de Salazar (18pts, 2ast, 2rb) e Creative (19pts, 6ast).

Na 3.ª ronda frente à Seleção belga, Portugal lançou João Oliveira para o cinco inicial e faturou. Ao intervalo o resultado era favorável para as Quinas (40-21), ainda assim a Bélgica deu uma melhor resposta na 2ª parte fechando assim o jogo favorável para Portugal (62-58). Uma vitória com destaque generalizado, tendo o foco na entrada de João Oliveira (16pts, 4ast, 4/6 3pt) e em DonKota (11pts) sem qualquer lançamento falhado. No duelo frente ao Chipre, Portugal confirmou o favoritismo vencendo por uma margem confortável de 110-32. Claro destaque para o João Oliveira (39pts), Creative (38pts, 5ast) e Henri (8pts, 20reb, 7ast).

Desta forma, Portugal partiu com quatro vitórias para o duelo ibérico que decidia a liderança do Grupo 2, mas que já garantia à Seleção um lugar na fase final. Com ambas as seleções com a passagem garantida, já que a Espanha ultrapassou a Alemanha. No último jogo do dia, Portugal entrou a vencer por 16-11 no final do 1.º quarto, mas acabaria por não resistir ao poderio espanhol. A equipa das quinas bateu-se de igual para igual com uma das seleções mais poderosas do planeta, mas acabou por perder 50-60, derrota que em nada diminui a fantástica prestação lusa neste “qualifier”.

Garantida a fase final destes “qualifiers”, a Seleção vai agora disputar as meias-finais diante da poderosa congénere turca. O encontro está agendado para esta quarta-feira.

Competições
22 JAN 2023

Mais Notícias