Seleção Sub20 Feminina com um saldo positivo antes do Torneio de Barcelos
Lusas jogam este este fim de semana mais um torneio de preparação rumo ao Europeu de Matosinhos

Seleções | Seleções Jovens
17 JUL 2025
José Araújo está confiante no sucesso da Seleção Nacional Sub20 Feminina. O timoneiro do coletivo luso, um dos braços direitos de Ricardo Vasconcelos no Women’s EuroBasket de passado junho, tem agora pela frente um novo desafio: o Campeonato da Europa de Matosinhos.
A “Casa das Seleções” recebe o seu 10.º Europeu, de 2 a 10 de agosto, e a equipa já está em preparação, “a construir as coisas com as dificuldades normais do processo de construção”, explica o selecionador nacional. Até porque “o grupo está todo muito contente com o resultado das Sub19 no Mundial”, abrindo a possibilidade de se juntarem atletas desse grupo à equipa Sub20.
Jose Araújo explica que, embora tenha ao serviço “um conjunto de jogadoras com pouca experiência internacional”, é um coletivo de jogadoras “trabalhadoras”. Algumas cumpriram as suas primeiras internacionalizações jovens no Torneio Internacional de Klatovy (Chéquia), inclusive, revela o selecionador.
Recordando os resultados: a 11 de julho, Portugal venceu a Eslováquia 82-60, chegando ao intervalo já a vencer confortavelmente (50-24) – e com direito a 20 pontos de Ana Pinheiro. No último dia (13), Portugal bateu a Chéquia 60-85. Novamente Ana Pinheiro (21pts) em destaque, bem secundada por Fatumata Djaló (18pts). O único desaire luso aconteceu perante a Alemanha (69-81), num jogo onde só pecaram no último quarto. Maria Inês Neto marcou 17 pontos, Vitória Dias e Fatumata Djaló contribuíram com 14 cada.
“Competimos os jogos todos”, frisou José Araújo. “Ganhámos dois, perdemos um, mas o mais importante é que competimos os três jogos. Tínhamos quatro jogadoras que foram a primeira vez à a Seleção”. Agora, aproxima-se o Torneio Internacional de Barcelos, já este fim de semana (18, 19 e 20 de julho), onde o grupo vai continuar a preparar-se, a “trabalhar e experimentar mais coisas em torno do que tínhamos a semana passada. São mais três jogos. Temos que aproveitar para evoluir e para avaliar também onde é que estamos.
OBJETIVO CLARO: FICAR ENTRE AS 16 MELHORES DA EUROPA
“Ambições para este Campeonato de Matosinhos? É manter a Divisão A. E vamos com as que estiverem, que será a melhor seleção que nós vamos ter, e não há problema nenhum com isso. Mas as expectativas são muito claras:
manter a Divisão A”.
O selecionador conta “com o apoio das gentes do Norte e todo o país, que tem sido sempre fantástico”.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.