Seleção sub22 de BCR perde com Itália e vence Irlanda

Primeiro dia de competição nos Jogos Europeus da Juventude

Competições | Seleções
1 JUL 2022

A seleção nacional sub22 de BCR obteve sortes distintas na ronda inaugural dos Jogos Europeus da Juventude. No encontro de estreia, Portugal cedeu perante a Itália – 29-74 -, enquanto no segundo jogo, superou a Irlanda por 32-63.

Os comandados de Ricardo Vieira arrancaram a sua segunda experiência nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude – depois da edição de 2019, também em Pajulahti, Finlândia -, com um duelo de elevada exigência, frente à poderosa seleção italiana, dotada de jogadores a atuar no principal campeonato do país transalpino – liga profissional. Após um começo auspicioso, a equipa das quinas, que até gozou de alguns minutos na dianteira, viu o adversário ressurgir, mercê de uma estratégia de pressão a todo o campo, e agarrar a liderança ainda no primeiro quarto – 06-08. A partir daí, esfumou-se a tónica de equilíbrio, conforme ilustra o marcador que se registava ao descanso – 08-32. No reatar da partida, a seleção nacional abriu o terceiro quarto com um triplo e, apesar de persistir o ascendente italiano, assistiu-se a um jogo mais repartido em ambos os quartos – 12-21 e 09-21.

Pela formação lusa, sobressaíram Alexandre Conde (3pts, 3res, 1dl) e Miguel Reis (8pts, 5res, 2ast, 1rb). Do lado italiano, Alessandro Sbuelz (18pts, 5res, 1ast, 3rb, 1dl), Luka Buksa (18pts, 10res, 1ast, 4rb) e Ricardo Innocenti (4pts, 6res, 5ast, 4rb, 1dl) estiveram em alta.

Seguiu-se, com poucas horas de descanso, o embate contra a Irlanda, onde Portugal vincou a sua superioridade desde cedo, começando a esboçar uma pequena “fuga” no marcador, logo no quarto inicial – 04-11. Mais assertivo na finalização e, ao contrário do sucedido no confronto de estreia, a gozar de vantagem de estatura, Portugal fez mossa dentro da área restritiva, que aliou também a um maior poder de fogo exterior. Ao intervalo, a seleção nacional vencia por concludentes 10-26. Na segunda parte, manteve a produção ofensiva em bons índices, não obstante a maior rotação com os elementos menos utilizados, e fechou o terceiro quarto com o resultado favorável de 26-44. Nos dez minutos derradeiros, Ricardo Vieira e Daniel Pereira viram as suas apostas desencadear o parcial mais dilatado da partida – 06-19 –, que encaminhou a seleção para uma vitória ancorada numa vantagem de mais de trinta pontos – 32-63.

Miguel Reis (27pts, 7res, 3ast), Ângelo Pereira (15pts, 16res, 8ast, 3rb) e Pedro Gomes (6pts, 6res, 1ast, 1rb) lideraram as cores nacionais, ao passo que a resistência irlandesa coube a Jack Mangan (14pts, 10res, 2rb) e Adam Drummond (2pts, 8res, 1rb).

A seleção nacional volta a entrar em campo amanhã, às 09h15, frente à Holanda, principal favorita à conquista do torneio, e às 16h, diante da anfitriã Finlândia, encontros com transmissão aqui.

Nota: fotografia de EPYG 2022 – Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude.

Competições | Seleções
1 JUL 2022

Mais Notícias