Seleções A e Sub22 de BCR concentram-se no Luso

Estágio de 1 a 5 de outubro

FPB | Seleções
15 SET 2020

Entre 1 e 5 de outubro, as Seleções A e Sub22 de basquetebol em cadeira de rodas (BCR) vão concentrar-se no Luso. O selecionador nacional A de BCR, Marco Galego, convocou 14 atletas, ao passo que Ricardo Vieira, selecionador nacional Sub22, terá às suas ordens oito elementos, num estágio conjunto que vai decorrer entre 1 e 5 de outubro, no Luso.

Numa época vital para o destino da Seleção A, que disputa o Europeu C no verão de 2021 com o objetivo único da subida, os trabalhos arrancam já no começo de outubro, entre os dias 1 e 5, no Centro de Estágios do Luso, Mealhada, ainda antes do início oficial das provas nacionais, previsto para 17 do mesmo mês.

Sem os “internacionais” Luís Domingos (2.5. Servigest Burgos – 1.ª liga espanhola), Ismael de Sousa (4.0. Santa Lucia Basket Roma – Série B – Itália) e Christophe da Silva (1.0. CAPSAAA Paris – Nationale B – França), o lote de escolhidos contempla uma estreia, Rui Pedro (2.5), do GDD Alcoitão. Face aos 12 que estiveram presentes no Europeu C de Sófia, em 2019, registam-se mais cinco entradas: os sub22 Ibrahim Mandjam (4.0. Sporting CP-APD Sintra), Miguel Reis (4.0. Basket Clube de Gaia) e Ahmat Afashokov (3.0. APD Lisboa); Filipe Carneiro (2.0. APD Braga), que falhou o certame por lesão, e Henrique Sousa (1.0. APD Braga).

A par dos três membros Sub22 mencionados, Ângelo Pereira (2.5. APD Lisboa) participará nas sessões de treino de ambas as seleções. Ainda tendo como referência a prova realizada na capital búlgara, registam-se as saídas de Daniel Tristão (1.5. GDD Alcoitão) e Iderlindo Gomes (4.0. APD Leiria).

Nos Sub22, o selecionador Ricardo Vieira conta igualmente com o contributo de João Castro (2.0) e Rúben Teixeira (1.5), ambos do Basket Clube de Gaia, Emanuel Soares (3.5. APD Lisboa) e André Gomes (3.5. GDD Alcoitão). Do leque de selecionados para o último estágio Sub22, em Braga, no mês de fevereiro, sai João Pedro (2.5. APD Leiria). Atualmente, integra o grupo Nuno Silva (1.0. Ticino Bulls – 1.ª divisão suíça), que, à semelhança dos atletas da Seleção A a jogar no estrangeiro, falha o estágio.

 

Convocatória da Seleção A

APD Braga
Henrique Sousa, extremo, 1.0
Sílvio Nogueira, base/extremo, 2.0
Filipe Carneiro, extremo, 2.0
Jorge Palmeira, extremo/poste, 2.5
José Miguel Gonçalves, base/extremo, 3.0
Hélder Freitas, poste, 3.5
Márcio Dias, poste, 4.5, capitão

Basket Clube de Gaia
Pedro Bártolo, base/extremo, 2.5, subcapitão
*Miguel Reis, poste, 4.0

GDD Alcoitão
Rui Pedro, extremo/poste, 2.5
Hugo Maia, base/extremo, 2.5, subcapitão

Sporting CP-APD Sintra
*Ibrahim Mandjam, poste, 4.0

 

Convocatória da Seleção Sub22

Basket Clube de Gaia
Rúben Teixeira, extremo, 1.0
João Castro, extremo, 1.0

APD Lisboa
* Ângelo Pereira, base/extremo, 2.5
Emanuel Soares, poste, 3.5
*Ahmat Afashokov, extremo, 3.0

GDD Alcoitão
André Gomes, extremo/poste, 3.5

*Pertencem às duas Seleções.

Selecionador nacional de seniores: Marco Galego; Selecionador adjunto: Bruno Silva
Selecionador nacional de Sub22: Ricardo Vieira; Selecionador adjunto: Daniel Pereira
Diretor responsável: João Crucho, vice-presidente do CNBCR

FPB | Seleções
15 SET 2020

Mais Notícias