Seniores desejam boa sorte às seleções sub17 para a Europe Cup

Atletas das seleções seniores de 3x3 deixaram os seus conselhos aos mais jovens

Seleções
17 SET 2021

As seleções nacionais sub17 de 3×3 iniciam hoje, dia 17 de setembro, a sua participação na primeira edição da FIBA 3×3 U17 Europe Cup, que se realiza no Ocean Campus, em Pedrouços (Lisboa).

A FPB falou com os membros das seleções nacionais de seniores feminin­­­os e masculinos, que em junho disputaram a qualificação para a FIBA 3×3 Europe Cup, para deixarem alguns conselhos aos jovens lusos que vão entrar em competição.

“Se for como a minha experiência, é uma ida sem volta. Adorei jogar 3×3”, explica Arnette Hallman. O internacional luso ressalva a aposta da federação na dinamização da vertente, destacando que Portugal está “a dar passos enormes e este torneio demonstra isso!”.

Márcia Costa, jogadora da década da Liga Skoiy e internacional das seleções de 5×5 e 3×3, reforça a o impacto do evento: “Acho muito importante a FPB mostrar este apoio nesta nova maneira de se praticar a modalidade. O 3×3 preenche a parte do espetáculo, da intensidade, da entrega”.

Fábio Lima, reforça esse sentimento: “Portugal acolher este tipo de competição é sempre muito importante na divulgação desta modalidade em ascensão”, e deixa um conselho: “Aproveitem a experiência! Este é um jogo mais físico e intenso, mas também muito divertido de se jogar”.

“Desfrutem do jogo! O jogo de basquetebol é algo fascinante, mas com pressão pode perder a sua essência. Aproveitem esta oportunidade do 3×3 para dar asas à vossa imaginação e liberdade dentro de campo”, aconselha Laura Ferreira.

“Quero desejar boa sorte aos nossos jovens que vão disputar o 3×3. É uma competição incrível, onde há mais posse de bola e o jogo é muito mais rápido. Vão adorar a experiência!”, deseja João Balseiro, que representou Portugal na qualificação para a FIBA 3×3 Europe Cup.

Para Joana Soeiro: “O crescimento desta nova maneira de jogar basquetebol no nosso país está aos olhos de qualquer um. Acredito que com este evento, podemos ver mais jogadores que se especifiquem a trabalhar para este tipo de jogo”, prevê.

João Torrie exalta a honra que é representar Portugal numa competição europeia: “Disputar a Europe Cup é ter a honra de disputar uma prova de basquetebol no seu estado mais puro”, e acrescenta: “Façam reset aos erros que cometem. Este formato tem muitas posses de bolas e pede que sejam mais físicos e ofensivos. Sejam fortes e lembrem-se que estamos a jogar em casa!”.

“O único e melhor conselho que posso dar é divertirem-se ao máximo, aproveitarem e tentarem absorver o melhor desta experiência, especialmente num evento em Portugal o que é fantástico para a visibilidade da modalidade” concluí Emília Ferreira, internacional lusa.

A seleção nacional de sub17 feminina inicia a sua participação esta sexta, com dois encontros, e a formação masculina estreia-se este sábado, dia 18 de setembro, também com dois jogos, todos com transmissão na FPBtv.

Seleções
17 SET 2021

Mais Notícias