Seniores femininas levam a melhor sobre a Irlanda

Portugal triunfou (78-63) no primeiro de dois jogos

A seleção nacional de seniores femininos entrou da melhor forma no duplo embate com a Irlanda, ao vencer o primeiro jogo por 78-63. A equipa das quinas apresentou-se a bom nível e volta a bater-se com a congénere irlandesa este domingo, pelas 18 horas, no Pavilhão Municipal de Guifões.

Num encontro frente a uma formação que desde cedo tentou impor o seu físico, a equipa das quinas não entrou da melhor forma, mas não demorou a recuperar. Após um primeiro quarto de vantagem irlandesa, Portugal respondeu com um parcial de 25-7 no segundo período e passou para a liderança com relativa tranquilidade.

A jogar em casa, e com a bancada do pavilhão com poucos lugares vazios, as comandadas de Ricardo Vasconcelos não mais saíram da liderança, ainda que tenham permitido uma ligeira reação adversária no decorrer do terceiro quarto.

Com intensidade defensiva (13 roubos de bola contra apenas 1) e a aproveitar da melhor forma os 27 turnovers irlandeses, Portugal conseguiu impor a sua superioridade e venceu de forma clara. Após o encontro, o selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, confirmou que já esperava um embate com esta toada.

“Sabíamos que jogávamos contra uma equipa muito lutadora, que joga um basquetebol algo confuso, mas que luta e é muito aguerrida, por isso esperávamos estes altos e baixos ao longo do encontro”, explica o selecionador nacional.

Ricardo Vasconcelos acrescenta que “temos consciência que a equipa vem de uma alta carga de trabalho e que o rodar as jogadoras leva a algumas quebras, mas não queremos que elas cheguem a um nível de desgaste que ultrapasse o que achamos que deve ser nesta fase da época”.

Maianca Umabano (14pts, 1res, 4ast, 1rb, 1dl), foi a melhor marcadora, seguida por Josephine Filipe (12pts, 7res, 1ast, 3rb), Inês Viana (9pts, 2res, 2ast, 1rb), Márcia Costa Robalo (8pts, 3res, 5ast, 2rb, 2dl) e Maria Kostourkova (8pts, 5res, 1ast, 1rb).

13 AGO 2022