“Sinto-me grata por ter estado presente nesta competição”

Sónia Teixeira faz o rescaldo da sua participação no Europeu sénior feminino

Juízes
25 JUN 2021

Ainda decorre, em Espanha e França, o Europeu sénior feminino, que contou com a presença de Sónia Teixeira, árbitra internacional portuguesa.

Em declarações à FPB, a juíza de Lisboa fez o rescaldo da sua participação: “Comecei a fase de grupos do EuroBasket como árbitra standby (suplente), no jogo Sérvia vs. Itália, um jogo em que a Sérvia recuperou de uma desvantagem nos momentos finais, empatando o jogo e acabando por vencer no prolongamento. Neste jogo, e enquanto standby, tive como função adicional ajudar na preparação das imagens do Instant Replay System (IRS), para a eventualidade de os árbitros do jogo necessitarem de verificar alguma das situações previstas nas regras oficiais. O sistema de IRS utilizado nesta competição foi diferente do habitual, permitindo a visualização de imagens captadas por 8 das 15 câmeras presentes no pavilhão, tendo os árbitros tido formação específica para a utilização desta ferramenta avançada, o que se revelou uma mais-valia para mim. Estreei-me em campo ao segundo dia da competição, no jogo Eslováquia vs. Bielorrússia, um jogo vencido pela Eslováquia, ganhando à equipa que na véspera tinha derrotado a Espanha. Para este jogo tinha responsabilidade acrescida, por ter sido nomeada como árbitra principal, tendo ficado muito satisfeita com o trabalho de equipa que apresentámos e penso que correspondi em muito bom nível. No terceiro dia da fase de grupos, arbitrei o jogo Grécia vs. Itália, um jogo decisivo para ambas as equipas e que, após uma excelente recuperação da Grécia, acabou por ser ganho pela Itália, o que resultou na eliminação da Grécia do EuroBasket, por ter sido quarta classificada do grupo. Estive em bom nível também neste jogo, apresentando uma boa performance em conjunto com a minha equipa”, analisou.

Este foi um Europeu diferente, em tempo de pandemia, o que tornou a prova diferente. “Toda a época foi diferente, com novas rotinas a serem criadas devido aos cuidados de saúde necessários e a limitação ao máximo dos riscos envolvidos, daí que as competições tenham sido disputadas em formato de bolha. Esta realidade acaba por ser bastante desgastante para as equipas, para os juízes e para todo o staff relacionado com a organização das competições, mas todos tivemos que nos adaptar. Quanto ao público, apesar de ser permitida a sua presença, verificam-se ainda bastantes restrições, o que acaba por empobrecer significativamente todo o ambiente característico de uma competição como esta, que se esperaria de festa e pleno de emoções”, afirma Sónia Teixeira.

A juíza lusa deixou elogios à prova: “A competição tem decorrido de forma exemplar, com todos os ingredientes desejados: jogos muito bons, vários com resultado incerto até ao final, alguns jogos decididos em prolongamento e até mesmo algumas surpresas, o que confere emoção adicional à competição e é algo de muito positivo e entusiasmante para os adeptos do basquetebol. No que respeita à arbitragem, foi feita uma preparação intensiva pré-competição ao longo de seis semanas a vários níveis (técnico, físico, psicológico, tático, IRS), a qual tem continuidade ao longo da competição, de modo a criar condições para a obtenção dos melhores desempenhos”, salienta.

Em suma, para Sónia Teixeira, o saldo é bastante positivo: “Sinto-me grata por ter estado presente nesta competição como árbitra neutra e estou certa de ter deixado muito boa imagem e de ter representado o meu país de forma muito digna. A avaliação que me foi feita por parte dos instrutores FIBA de árbitros foi muito positiva, o que reforça a minha satisfação com o trabalho desenvolvido e os resultados alcançados e motiva-me, ainda mais, para continuar este caminho de trabalho, com a mesma dedicação e profissionalismo. Gostaria, naturalmente, de ter continuado a participar na fase seguinte, mas com a redução do número de equipas, à medida que a competição avança, é também reduzido o número de árbitros, e dos 32 ficaram apenas 20, nesta fase, número que será novamente reduzido na passagem às meias-finais, sendo que o nível de qualidade presente é bastante elevado. Aos meus colegas que continuam desejo o maior sucesso, porque o seu sucesso será também o sucesso de todos”, conclui.

 

Nota: Foto de fiba.basketball / Viktor Rébay

Juízes
25 JUN 2021

Mais Notícias