“Sinto que valeu a pena começar”

Antigo diretor da Escola Nacional de Basquetebol em entrevista após homenagem

O Clinic Internacional de Formação de 2022 ficou marcado, não apenas pelo regresso ao formato presencial, mas também pela homenagem a um dos obreiros que iniciou a formação: Eliseu Beja.

Antigo treinador que contou com passagens por Sport Algés Dafunto, CDUL, Estrelas da Avenida e FC Barreirense, Eliseu Beja conquistou inúmeros troféus ao longo da sua carreira como técnico antes de se tornar diretor da Escola Nacional de Basquetebol.

Durante o último dia do Clinic Internacional de Formação, que o próprio ajudou a criar, Eliseu foi surpreendido com a homenagem do “Prémio Carreira” por parte dos seus pares, um dos quais o selecionador nacional de seniores masculinos, Mário Gomes, que não esteve presente na cerimónia, mas fez questão de deixar uma mensagem:

“Quem me conhece, sabe que gostaria muitíssimo de estar hoje convosco e marcar presença “ao vivo” na homenagem que será prestada ao Professor Eliseu Beja.

Não me sendo possível fazê-lo, venho associar-me à mesma através desta singela, mas muito sincera, mensagem.

Para mim, o Eliseu significa Amizade, Solidariedade e Gratidão.

Fico-me por esta última, pois a justíssima homenagem que hoje te prestamos não é mais que transmitir-te a gratidão que, não só eu, mas todos os treinadores portugueses, te devemos pelo muito que fizeste por nós e pela nossa formação, ao longo de tantos e tantos anos!

Basta lembrar que, se hoje há Clinic de Cantanhede, mais, se hoje há Escola Nacional de Basquetebol, a ti o devemos! Dirás que nada fizeste sozinho, o que, sendo verdade, só reforça o teu mérito em conseguir mobilizar pessoas e vontades para trabalharem contigo, em prol do basquete português. Por isso, serás sempre o nosso Magnífico Reitor!

Mas, o Eliseu foi muito mais que isso e é, para muitos de nós, uma referência da nossa modalidade, infelizmente pouco, ou nada, reconhecida, como tantos outros…

No entanto, quem com ele contactou de forma próxima, reconhece-o como grande Treinador que foi, assim como foi um Professor e Formador de elevadíssimo nível. Bastará indagar junto dos Clubes em que trabalhou ou dos estudantes e colegas do ISEF de Lisboa de há umas décadas, para comprovar e reforçar quão justa é esta homenagem.

Por tudo isto e muito mais e, acima de tudo, por seres a Pessoa que és,

Muito obrigado! Aquele abraço”

Após a cerimónia, Eliseu Beja falou à FPBtv sobre a homenagem e confessou sentir-se orgulhoso pelo reconhecimento, mas destacou que apenas fez “o que alguém na sua posição faria” e que teve o apoio de inúmeros colegas.

29 JUN 2022