SL Benfica arranca triunfo em Guimarães (80-85)
Depois da derrota no Dragão Caixa, o SL Benfica obteve um importante triunfo no reduto do Vitória SC (80-85), adiantando-se assim em termos pontuais a um adversário que vinha atravessando um grande momento de forma na Liga Placard.

Atletas | Competições | Treinadores
12 MAR 2017
Por seu turno, o FC Porto mantém o comando do Grupo A, depois de um triunfo caseiro sobre o Illiabum Clube por 85-53, consumando-se assim um fim de semana perfeito para os “azuis e brancos”, ao passo que a UD Oliveirense segue com um registo limpo nesta segunda fase, tendo batido o Galitos Barreiro (74-63).
O duelo entre Vitória SC e SL Benfica foi bastante interessante e marcado por cambalhotas no marcador, sendo que os donos da casa até lideraram as operações durante quase todo o desafio.
Aliás, no primeiro período os minhotos cavaram logo uma distância considerável (27-14), que foi apenas atenuada pelos “encarnados” no quarto seguinte, chegando-se ao intervalo com o resultado em 43-34.
Após o regresso dos balneários assistiu-se a um despique muito equilibrado, mas com o Vitória a conseguir manter-se em boa posição para triunfar, como se comprova pelos 10 pontos de avanço à entrada no último período.
Só que as “águias” viriam a encetar uma excelente recuperação nos minutos finais, numa altura em que a 5:31 do soar da buzina o marcador registava um 77-68 favorável aos vitorianos, alcançando então nove pontos consecutivos que abriram o caminho para o sucesso, traduzido num resultado final de 80-85.
Nos "encarnados", que assim descolaram do conjunto da cidade-berço na classificação, destacaram-se Damian Hollis (24 pontos e 7 ressaltos), Nuno Oliveira (14 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências), Carlos Morais (14 pontos e 3 assistências), João Soares (11 pontos) e Raven Barber (8 pontos e 5 ressaltos), ao passo que nos donos da casa sobressaíram Nebojsa Dukity (20 pontos e 3 assistências), Andrew Ferry (17 pontos e 5 assistências), João Balseiro (14 pontos) e João Guerreiro (12 pontos e 5 ressaltos).
FC Porto 85-53 Illiabum Clube
No Dragão Caixa, o Illiabum Clube conseguiu nivelar as forças até ao intervalo (33-27), mas depois os campeões nacionais distanciaram-se de uma forma irremediável, obtendo mesmo uma grande vantagem (85-53).
Nos "azuis e brancos" estiveram em plano de evidência Miguel Queiroz (13 pontos), Jeff Xavier (13 pontos e 3 roubos de bola), Nicholas Washburn (10 pontos, 9 ressaltos e 4 assistências), Brad Tinsley (10 pontos e 5 assistências) e José Silva (10 pontos), sendo que no Illiabum os melhores desempenhos foram de Rafael Wildner (18 pontos, 14 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola), Nikola Tadic (8 ressaltos e 3 assistências) e Carlos Cardoso (9 pontos e 3 assistências).
UD Oliveirense 74-63 Galitos Barreiro
Só no último período a Oliveirense fugiu no marcador diante de um difícil Galitos, que ainda procura a primeira vitória no Grupo A.
À entrada para os derradeiros dez minutos, o marcador registava um 46-41, mas os comandados de José Ricardo acabaram por não vacilar (74-63).
Em termos estatísticos, no conjunto de Oliveira de Azeméis, realce para James Ellisor (14 pontos, 10 ressaltos e 6 assistências), João Abreu (10 pontos e 3 assistências), Arnette Hallman (10 pontos), José Barbosa (9 pontos e 3 assistências), Carlos Morris (8 pontos) e Justin Reynolds (7 pontos e 10 ressaltos), enquanto na turma da Margem Sul do Tejo sobressaíram Miguel Minhava (19 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências), Khyle Marshall (18 pontos), Artur Castela (9 pontos) e Stephen Grosey (10 ressaltos e 3 roubos de bola).