SL Benfica garante subida à Liga feminina
A equipa feminina do SL Benfica garantiu este sábado a subida à Liga Feminina de Basquetebol, após vencer o 2.º jogo frente a Basket Galvão por 68-44.

Competições
17 MAI 2014
Depois da vitória alcançada em Calvão no fim de semana passado, as benfiquistas fecharam a série (2-0) disputada à melhor de três jogos.
A equipa liderada por André Cardoso esteve sempre no comando do marcador, e ao intervalo já venciam por 34-27. No segundo tempo, o Benfica não abrandou a sua intensidade, que aliada a uma boa eficácia no lançamento, fez com que, naturalmente, diferença pontual entre as duas equipas se fosse avolumando até aos 68-44 finais.Com esta vitória, o Benfica garante a subida à Liga Feminina e está na Final do Campeonato Nacional I Divisão, que terá lugar a 25 de Maio, em Vila Pouca de Aguiar. Foi o culminar de um trajeto para a grande maioria das atletas que compõem o plantel, já que iniciaram a prática da modalidade no clube e conseguiram levá-lo até aos escalão máximo do basquetebol feminino.2º finalista decide-se na negraAinda falta apurar o outro finalista, uma vez que a série entre AFC e ESA está empatada a um. Depois do triunfo da equipa da Amadora na jornada inaugural, a formação do Académico, a jogar em casa, empatou a eliminatória este sábado depois do triunfo por 79-57.Apesar da diferença pontual que se registou no final do jogo, só na segunda parte a equipa nortenha conseguiu fugir no resultado. Os primeiros 20 minutos foram de grande equilíbrio, com o Académico a ir para o descanso a vencer pela diferença mínima (30-29). Na etapa complementar, o conjunto liderado por Paulo Fidalgo revelou-se superior, alargou distâncias no 3º período (51-43), e ao dobrar a marcação de pontos do seu adversário no último quarto (28-14), acabou por empatar a série a um.O 3º, e decisivo jogo, disputa-se este domingo, às 16.30h, com o vencedor a garantir a subida à LFB, bem como o direito a disputar o jogo do titulo frente à equipa benfiquista.A atleta do Académico, Joana Ferreira (16 pontos, 5 ressaltos, 4 roubos de bola e 3 assistências), foi a MVP do jogo com 21 de valorização, seguida de perto por Joana Cruz (14 pontos, 8 ressaltos e 3 roubos de bola) e Isabel Leite (13 pontos, 5 ressaltos e 3 roubos de bola).Na equipa da Amadora, Vanessa Costa ficou muito perto de um duplo-duplo (14 pontos e 9 ressaltos), e Ana Silva foi a melhor marcadora da equipa com 16 pontos.