SL Benfica vence Liga Betclic Feminina e é bicampeão nacional

Raphaella Monteiro foi a MVP da eliminatória do título

Competições
8 MAI 2022

O SL Benfica sagrou-se bicampeão nacional ao vencer a Liga Betclic Feminina 2021-22, depois de superar o Sportiva AzorisHotels por 73-70, no terceiro e último jogo da final da prova. Raphaella Monteiro foi a MVP da final. Foi o culminar de uma época perfeita para as “encarnadas”, que venceram todos os troféus que disputaram.

O jogo do título começou com um arranque fortíssimo das “encarnadas”, a provocar vários turnovers às açorianas nos minutos iniciais. A meio do 1.º quarto, o Sportiva apenas somava pontos da linha de lance livre e já perdia por sete pontos (12-5). As anfitriãs não tiraram o pé de acelerador e, capitalizando as perdas de bola açorianas, somaram 10 pontos em contra-ataque no período inicial. Com uma eficácia acima dos 64%, a vantagem das “encarnadas” subiu para os 18 pontos em cima da buzina final do 1.º quarto (29-11).

O Sportiva reagiu da melhor forma e entrou no 2.º quarto com vontade de inverter a tendência do jogo. Um parcial favorável de 14-5 a abrir o segundo parcial recolocou as insulares a apenas 9 de distância (34-25). Até ao final da primeira parte, as duas equipas trocaram cestos e, quando soou a buzina, a vantagem das comandadas por Eugénio Rodrigues era de 12 pontos (45-33).

Houve, depois, muito equilíbrio no arranque do 3.º quarto, com ambas as equipas cautelosas na gestão da posse de bola e com paciência na exploração dos 24 segundos para conseguirem bons lançamentos. A meio do período, o Benfica vencia por 53-42, mas as insulares ainda acreditavam na reviravolta no marcador e terminaram o 3.º quarto por cima, reduzindo a diferença para apenas 8 pontos (58-50).

Os dez minutos foram impróprios para cardíacos, com a equipa orientada por Ricardo Botelho a aproximar-se cada vez mais, até que Raphaella Monteiro marcou um cesto decisivo já dentro do minuto final do jogo. Apesar de um triplo perto do fim, que encurtou as distâncias para apenas uma posse de bola, o Benfica controlou os últimos segundos e celebrou a conquista do título nacional perante os seus adeptos.

Raphaella Monteiro foi a MVP do jogo, mas também foi eleita MVP da final, com média de valorização de 23.0. Na “negra”, a internacional brasileira somou 24 pontos, 6 ressaltos, 2 assistências e 3 roubos de bola, sendo bem acompanhada por Ana Carolina Rodrigues (15pts, 4res, 2ast), Laura Ferreira (8pts, 4res, 3ast, 1rb), Candela Gentinetta (8pts, 5res, 1rb) e Taylor Peacocke (8pts, 2res, 4ast, 1rb). Pelas insulares, destaque para Nausia Woolfolk (19pts, 13res, 3ast), Licinara Bispo (17pts, 11res, 2ast, 1rb), Simone Costa (17pts, 2res, 1ast, 1rb) e Emília Ferreira (9pts, 3res, 4ast).

 

 

 

 

 

Competições
8 MAI 2022

Mais Notícias