“Somos uma Associação com uma história já longa e muito bonita”

Vítor Carneiro, presidente da AB Porto, em discurso direto no 95.º aniversário da entidade

Associações
30 NOV 2021

A Associação de Basquetebol do Porto (AB Porto) comemora 95 anos, esta terça-feira, e para falar sobre esta data marcante entrevistámos Vítor Carneiro, que preside à entidade.

Vítor Carneiro traça o atual panorama da Associação: “A AB Porto encontra-se, neste momento, a recuperar da quebra provocada pela pandemia. O feedback que vou tendo por parte dos clubes é de que a normalidade parece estar a voltar. Agora temos este problema da nova variante, que espero que possa passar rapidamente, e que nos permita continuar com a retoma que estávamos a fazer. Quanto ao número de agentes, curiosamente já temos mais atletas inscritos a esta data comparativamente a épocas anteriores no mesmo período. O mesmo já não se poderá dizer de treinadores e juízes. Quanto às atividades, temos conseguido iniciar todas as competições distritais de formação e começámos também, neste mês de novembro, com o trabalho no minibasquete”, afirma.

O dirigente da Associação nortenha tem bem identificados as metas a alcançar: “Os grandes objetivos são os de alargar mais a prática da modalidade. Que consigamos estar mais representados nos concelhos em que não há prática de basquetebol. É também muito importante a constante melhoria e aperfeiçoamento da qualidade de todos os agentes do nosso basquetebol. Só trabalhando cada vez mais e melhor poderemos ter resultados de excelência. Queremos e vamos avançar com o 3×3, alavancado com os campos que estão a ser construídos ao abrigo do projeto BasketArt. Outro grande objetivo é o de aumentar a base da pirâmide e crescer ainda mais no minibasquete. No fundo, queremos manter a dinâmica e a liderança que já nos caracterizam”, elenca.

Ainda relativamente à pandemia da Covid-19, Vítor Carneiro reconhece que ainda há algumas condicionantes: “Estamos todos ainda um pouco limitados. Mas sempre que nos permitem fazer atividades nós fazemos, a ver pelo exemplo da época passada, em que fomos quem mais jogos organizou nas camadas jovens após a retoma”, deixa a nota.

Com 95 anos de vida, são muitas as histórias para contar, e Vítor Carneiro salienta a força da Associação: “Somos, sem dúvida, uma Associação com uma história já longa e muito bonita. Fruto de como disse atrás, do trabalho de muitos que por cá passaram, e também por mim e por quem me acompanha neste momento. Temos tido a capacidade de saber liderar muitos dos processos de desenvolvimento da modalidade e também temos sido pioneiros em implementar novos conceitos e novas formas de trabalhar. Acredito que somos uma referência para outras Associações pela forma como trabalhamos. Mas muita história ainda está por fazer. É para isso que cá estamos!”, vinca.

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial da Associação de Basquetebol do Porto

Associações
30 NOV 2021

Mais Notícias