Sporting e Porto com encontro marcado nas “meias” da Taça

Meia-final às 17h00 deste sábado na FPBtv

Competições | FPB
6 MAI 2022

Bola lançada ao ar na Taça de Portugal Alfaloc, com o Sporting CP a carimbar a passagem às meias-finais da competição depois de ultrapassar o Imortal LUZiGÁS (75-83). O primeiro de quatro jogos que marcam esta sexta-feira de arranque da prova rainha do basquetebol nacional foi equilibrado e contou com casa cheia. O Pavilhão Desportivo de Albufeira encheu e impulsionou a formação algarvia para uma primeira metade que augurava um bom duelo com os leões. No final da primeira parte o Imortal seguia na dianteira do marcador (53-49), situação que se inverteu no decorrer da segunda metade graças à boa capacidade defensiva dos campeões em título.

O encontro entre os finalistas da edição 2020/21 da Taça mudou de rumo, sobretudo pelos 21 turnovers provocados ao Imortal que, de forma meritória, terminou o encontro com 12 triplos convertidos com 46% de eficácia. Apesar do grande acerto na hora de lançar ao cesto, o Sporting soube mudar o rumo dos acontecimentos e logo no reatar da segunda parte aplicou um parcial de 14-18 ao qual se seguiu o quarto com mais diferença no marcador. Nos últimos dez minutos de jogo, o conjunto leonino surpreendeu e consolidou a reviravolta depois de um parcial de 8-16 que levou o Sporting a carimbar mais uma viagem às “meias-finais” da Taça

Na equipa da casa realce para as boas prestações de Ty Toney (21pts, 4res, 5ast, 2rb), Anthony Smith (16pts, 4res, 2ast) e Nuno Morais (14pts, 1ast), já nos “leões” sobressaíram Travante Williams (26pts, 4res, 2ast, 4rb), Diogo Ventura (12pts, 4res, 6ast, 2rb, 2dl) e Miguel Cardoso (10pts, 1res, 2ast). O Sporting fica a aguardar o resultado do embate entre FC Porto e UD Oliveirense para conhecer o adversário nas “meias” da Taça.

No segundo jogo do dia, o FC Porto levou a melhor sobre a UD Oliveirense (87-60) e conquistou um lugar nas “meias” da Taça de Portugal, onde vai defrontar o Sporting CP. A equipa “azul e branca” esteve apenas uma vez atrás do marcador no primeiro quarto e nunca permitiu veleidades à Oliveirense que foi equilibrando o encontro durante a primeira metade do jogo. Apesar de liderar a maioria do jogo, o FC Porto levou apenas quatro pontos de vantagem para o tempo de descanso (32-28).

Foi então que na segunda metade da partida, o maior poderio do FC Porto veio ao decima com os vice-campeões nacionais a começarem a cavar um fosso alargador no marcador. O parcial de 14-0 a abrir os últimos dez minutos deitou por terra as esperanças da UD Oliveirense que viu o FC Porto lançar com 41% de eficácia da linha dos 6.75m e ainda ser superior na luta das tabelas (45 contra 30) e nos pontos marcados após perda de bola do adversário. Com uma ponta final dominante, a equipa orientada por Moncho López selou a passagem às meias-finais da prova.

No conjunto unionista, Shaun Willett (18pts, 6res, 5ast, 3rb) foi o mais inconformado, já os “dragões” triunfaram apoiados nas boas prestações de Max Landis (19pts, 1res, 4ast, 1rb, 1dl), Charlon Kloof (14pts, 5res, 4ast, 1rb), Michael Morrison (12pts, 4res, 2ast, 1dl) e Jonathan Arledge (12pts, 9res, 2ast, 1rb, 1dl).

Sporting CP e FC Porto têm encontro marcado para este sábado, pelas 17h00, no pavilhão Desportivo de Albufeira. O jogo conta com transmissão na RTP2 e na FPBtv.

 

 

Notas:
– Os órgãos de comunicação social que queiram comparecer no Pavilhão Desportivo de Albufeira, têm de enviar pedido(s) de acreditação para acreditacoes@fpb.pt com o número de elementos e as respetivas identificações;
– Cada dia de competição corresponderá a uma pulseira gratuita, sendo que a sua disponibilização estará sujeita à lotação do recinto desportivo. O levantamento dos bilhetes será feito à entrada do Pavilhão Desportivo de Albufeira.
Competições | FPB
6 MAI 2022

Mais Notícias