Sportiva e CAB triunfam e jogam para o título

Sportiva e CAB triunfam e jogam para o título     O União Sportiva e o CAB Madeira vão jogar amanhã para o título depois de vencerem o segundo jogo da Fase Final da Liga Feminina que terá novo campeão, uma vez que a Quinta dos Lombos já não pode repetir o feito do ano transato.

Competições | FPB
25 ABR 2015

 

Em duas partidas totalmente distintas da primeira jornada, ambas as equipas tiveram que sofrer para derrotar Vagos (67-73) e Quinta dos Lombos (62-58) numa tarde onde a emoção e o equilíbrio tomaram conta do Pavilhão Sidónio Serpa.

 

Amanhã, Vagos e Quinta dos Lombos disputam o 3º e 4º lugar pelas 14h30 enquanto que o campeonato será decidido a partir das 16h30, entre U. Sportiva e CAB Madeira.

Depois da clara vitória de ontem, o Sportiva entrou moralizado na partida e com vontade de dar seguimento à exibição do dia anterior. Mas o Vagos não estava pelos ajustes e queria retificar a derrota frente ao CAB. Cedo as açorianas ganharam vantagem depois de um 6-0 inicial alcançaram vantagem na casa da dezena de pontos e durante o primeiro período conseguiu manter o pecúlio (17-25).

 

Os segundos 10 minutos foram ainda mais favoráveis à equipa de São Miguel que depois de conseguir suster a reação do Vagos conseguiu ainda ampliar os números e chegar, no final do parcial, à maior vantagem do jogo, 21-37, depois de apenas concederem 4 pontos às adversárias. Nota saliente a baixa percentagem de lançamentos de campo de ambas as formações, em especial, do Vagos.

 

Esperava-se que a segunda parte trouxesse a consolidação do resultado mas o intervalo fez bem às vaguenses e o 3º período trouxe a equipa de novo para a discussão da vitória. Um parcial de 24-10 favorável ao Vagos mercê de maior agressividade defensiva que parou Jahsmin Player (0 pontos nos 10 minutos) e de maior eficácia na hora de “atirar” ao cesto. Entrava-se na decisão com o jogo a 2 pontos (45-47).

 

O jogo ganhou então equilíbrio e emoção. O 4º período foi jogado em toada de parada e resposta e o Vagos, apesar de nunca lograr passar para a frente, mantinha forte pressão sobre o Sportiva. A partida apenas se decidiu nos instantes finais. A 20 segundos do final apenas 3 pontos separavam ambas as formações mas o União garantiu o triunfo da linha de lance livre.

 

Destaques individuais para Jahsmin Player (28p e 8r), Shaqwedia Wallace (21p e 7r) e Felicité Mendes (9p e 10r) nas vencedoras enquanto que Jessica Lawson com duplo-duplo (16p e 19r), Daniela Domingues (14p e 7r) e Brandie Hoskins (13p e 8r) foram as melhores no Vagos.

 

A segunda partida da tarde trazia com ela a pressão de poder ser quase decisiva na atribuição do título e mais um duelo entre CAB e Quinta dos Lombos que podia afastar da luta as atuais campeãs nacionais.

 

Começou bem a equipa da linha de Cascais marcando desde logo superioridade na tabela ofensiva (23/13) e conseguindo colocar-se à frente do resultado que à passagem do minuto 5 atingia a sua máxima vantagem (5-11). O CAB não conseguia atinar nas soluções ofensivas e nem o lance livre ajudava (57% em todo o jogo). No final dos primeiros 10 minutos a vantagem das pupilas de José Leite era de um triplo (10-13).

 

O segundo parcial trouxe um melhor acerto madeirense e com ele a passagem para a liderança do marcador mercê do pior final de primeira parte dos Lombos que, apesar de começarem melhor ambas as metades terminaram sempre de forma menos conseguida. À passagem do 3º minuto o CAB empata a 17 e no ataque seguinte já liderava. A um minuto e meio do intervalo as amigas conseguiam 8 pontos à maior, atenuados para um 27-24 na saída para o balneário.

 

Inicio da segunda parte e, de novo, o Lombos a entrar bem no jogo apesar de no inicio não conseguir dar o salto para a frente do resultado. Todavia, pouco depois dos 6 minutos, empatava a contenda e logo de seguida retomava o comando. Assiste-se então a cesto cá, cesto lá, com sucessivos empates que, ao soar da buzina, resultavam num empate a 40 no arranque para os decisivos 10 minutos.

 

O último período foi jogado de forma intensa e enquanto que as baixas percentagens de lançamento (27,6% vs 38,7%) penalizavam a Quinta dos Lombos, o treinador João Pedro Vieira desesperava com as perdas de bola da sua equipa (23 vs 10). Até cerca de 2 minutos do final foram vários os empates no placard e, na reta final, o CAB conseguiu conquistar a pequena vantagem que lhe garantiu nova vitória.

 

Ashley Bruner (14p e 14r) e Kristen Mann (13p e 11r) alcançaram duplos duplos com Sofia Silva a ficar a um ressalto do mesmo registo (14p e 9r) nas madeirenses. Na Quinta dos Lombos Inês Viana fez uma excelente partida (17p, 3r e 3 roubos) enquanto as estrangeiras, apesar da baixa percentagem de lançamentos de campo (25%), chegaram ao duplo-duplo – D´Lesha Loyd (14p e 10r) e Shanel Harrison (17p e 14r).

Competições | FPB
25 ABR 2015

Mais Notícias