Sub-16 superam Bélgica
Nem o inicio de jogo menos conseguido por parte da Seleção Sub-16 Masculina retirou-lhe a possibilidade de derrotar a equipa da Bélgica (53-51).

Competições | Seleções
20 JUL 2015
Um triunfo suado mas saboroso, com os jovens portugueses a mostrarem caráter e nervo para contornarem a adversidade e o prejuízo no marcador. Pedro Lança acabou por ser o herói do jogo ao converter no último segundo do encontro os três lances-livres que garantiram o triunfo de Portugal.
O 1º período foi negro para a equipa nacional, pois não esteve bem no capitulo defensivo, 23 pontos sofridos, como esteve sem marcar qualquer ponto nos últimos 3.30 minutos do quarto (9-23). Mas tudo se alteraria até ao intervalo, com os jovens portugueses a melhorarem nos dois lados do campo. Um desempenho que permitiu à equipa liderada por António Paulo Ferreira reentrar na discussão do jogo até ao descanso (27-33).
A etapa complementar foi bastante mais equilibrada, se bem que tenham sido os belgas a comandar durante grande parte do tempo. Vantagens curtas sem nunca comprometer a equipa portuguesa, e seria um triplo de Diogo Oliveira que daria o empate a 46 pontos, quando faltavam pouco mais de 3.30 minutos para o final.
Muita emoção no final, alternâncias na frente do marcador, mas uma falta em ato de lançamento permitiu que Pedro Lança anulasse a vantagem mínima que a Bélgica tinha a um segundo do termo da partida (51-50). O jogador português não tremeu e consomou o êxito português.
Portugal perdeu a luta das tabelas (30-35), esteve menos certeiro a atirar ao cesto, inclusive da linha de lance-livre (desperdiçou 15), mas cometeu menos turnovers (14 vs 19) e roubou mais bolas (11 vs 2).
Pedro Lança (18 pontos, 3 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola) foi o único elemento de Portugal a terminar nos dois dígitos,
embora Vladyslav Voytso (5 pontos) o tenha conseguido no capitulo dos ressaltos (11).