Sub18 femininas são vice-campeãs da europa! (Div. B)

Seleção enfrentou a Eslovénia na final

Lutou até ao fim, mas a seleção nacional de sub18 femininos não conseguiu vencer a final do Campeonato da Europa – Divisão B, triunfo que daria a subida à Divisão A. Não obstante, a equipa das quinas, que acaba a sua caminhada na prova com apenas uma derrota, é vice-campeã europeia da Divisão B após perder na final por 59-44.

A partida não começou de feição para as atletas lusas, que mostraram dificuldades ofensivas e falhas na concretização, aproveitadas pela Eslovénia para se distanciar. Concluído o primeiro quarto, a formação adversária vencia por 13-4.  Contudo, o segundo período viu Portugal crescer. As comandadas do técnico Agostinho Pinto melhoraram os índices ofensivos e reduziram a distância (18-14) a dois minutos do intervalo, mas não conseguiram manter a toada e seguiram para o descanso a perder por 26-16.

O conjunto luso não regressou bem para o terceiro quarto e via a Eslovénia aproveitar os seus erros para marcar, com 22 pontos eslovenos a serem provenientes de turnovers portugueses. As jogadoras da equipa das quinas, que chegavam à final com um registo 100% vitorioso, lutaram até ao fim e conseguiram reduzir a diferença em várias ocasiões, mas o triunfo sorriu para o oponente esloveno, que celebrou a vitória e a subida à Divisão A.

Inês Bettencourt (11pts, 3res, 3rb) foi eleita para o cinco ideal da prova. Gabriela Falcão (10pts, 6res, 1ast, 1rb) e Laura Silva (9pts, 2res, 2ast) foram das melhores marcadoras de Portugal no encontro, seguidas por Ana Pinheiro (7pts, 4res), Rita Rodrigues (4pts, 5res, 1rb), Cristina Freitas (2pts, 3res, 1ast) e Marta Roseiro (1pt, 2res, 2ast).

7 AGO 2022