Sub18 masculinos igualam segunda melhor classificação de sempre na categoria

Equipa das quinas venceu a Bósnia e Herzegovina e conquista 5.º lugar

Seleções
7 AGO 2022

Foi no soar da buzina que Portugal conseguiu a vitória e a quinta posição no Campeonato da Europa – Divisão B, que decorreu na Roménia. Num encontro em que a seleção chegou a vencer por 15 pontos de diferença, a confirmação do triunfo apenas aconteceu no último instante após um lançamento triplo de Tiago Dias colocar o resultado em 81-80, favorável aos lusos.

Portugal entrou a todo o gás na contenda e não demorou a mostrar a sua superioridade. Os comandados do técnico João Tiago superiorizaram-se no plano ofensivo e defensivo e foram construindo a sua vantagem ao longo do primeiro quarto e no início do segundo. A perder, a equipa da bósnia demorou a encontrar-se, mas foi crescendo e conseguiu equilibrar a contenda à saída para o intervalo, ainda que o marcador assinalasse 39-29 para Portugal.

O segundo tempo viu a equipa das quinas controlar as investidas adversárias e aumentar a diferença, que a quatro minutos do quarto período se firmava em 53-40. No entanto, a Bósnia aproveitou a falta de acerto lusa para crescer e empatar (55-55) à entrada para o derradeiro período. As duas formações procuravam o triunfo e as igualdades e trocas de liderança sucederam-se. A Bósnia colocou uma mão no triunfo quando, a menos de dois minutos do fim, vencia por 78-72, mas o conjunto luso agigantou-se e, com um parcial de 9-2, passou para a dianteira em cima do apito final.

Com este triunfo, a seleção de sub18 masculinos igualou a segunda melhor classificação de sempre na categoria, obtida em 2005, aquando da mudança do modelo competitivo da prova. Melhor apenas em 2006, quando a equipa das quinas chegou ao terceiro lugar.

Diogo Seixas (25pts, 8res, 1ast), Tiago Dias (15pts, 2res, 5ast, 3rb) e Luís Silva (11pts, 3res, 1ast, 4rb) foram os melhores marcadores portugueses, seguidos por André Palavra (9pts, 4res, 5ast, 2rb), André Afonso (7pts, 5res, 2ast, 1rb), Filipe Dionisio (5pts, 6res, 1rb), Fábio Rocha (4pts, 4res), Danilo Horta (3pts, 1ast) e Rúben Sona (2pts, 2ast).

Seleções
7 AGO 2022

Mais Notícias