Subida inédita à Divisão A
Os Sub-16 Masculinos acabam de vencer a Bósnia Herzegovina. Os 66-59 finais significam uma histórica subida à Divisão A, sendo que o título de Vice-Campeões já está assegurado.
Competições | Seleções
8 AGO 2005
Para amanhã, as expectativas são enormes, apesar de o adversário ser temível: a Alemanha venceu a sua meia-final e vai agora lutar com os portugueses pelo título de Campeão deste Campeonato da Europa da Div. B. As equipas derrotadas (Bósnia e Georgia) irão disputar os muito honrosos 3º e 4º lugares.
No jogo de hoje, com a Bósnia, os Sub-16 nacionais asseguraram o 2º lugar e ficaram a um jogo de distância do tão almejado título de campeão. O facto é inédito, uma vez que nunca antes, ao nível das selecções jovens, Portugal havia adquirido o Direito Desportivo a estar numa Fase Final do Campeonato da Europa. O entusiasmo perante a dimensão desta conquista é contagiante: começou nos jogadores e estende-se, neste preciso momento, a todo o universo federativo. Em conversa telefónica com o Director Técnico Nacional, Manuel Fernandes, registámos as palavras de enorme apreço pelo mérito já demonstrado pelos jovens jogadores portugueses e a satisfacção decorrente de esta vitória vir comprovar que está no bom caminho a preparação das selecções jovens. Manuel Fernandes referiu, no entanto, a maior responsabilidade que traz esta subida à Div. A e a necessidade de reforçar as condições de preparação dos jogadores, face às elevadas exigências que a futura competição vai colocar. Em nome da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes deixou um sentido agradecimento ao Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Dr. Castro Almeida e ao seu Vareador para o Desporto, Dr. Paulo Cavaleiro, que também considerou autores desta conquista nacional, dado que os dois últimos ano da vida destes jogadores foram passados no Centro Nacional de Treino Paulo Pinto. O Director Técnico Nacional lembrou ainda o mérito dos clubes de onde estes jogadores são oriundos, cujo trabalho está a montante do desempenho desta Selecção e destacou o trabalho do Seleccionado Nacional, Prof. Augusto Araújo, do seu Adjunto, Rui Resende, do Coordenador das Selecções Jovens, Artur Lima e de Rui Alves que também trabalhou com alguns destes jogadores no CNT Porto.Portugal X BósniaResultado Final: 66-59José Silva (10 pts, 5 rt, 2 dl) Pedro Pereira (16 pts, 2 rt, 5 rb)Cláudio Fonseca (20 pts, 15 rt, 6 dl)Rui Araújo (11 pts)