«Temos capacidade ofensiva»

Os “aperfeiçoamentos” que a equipa de Oliveira de Azeméis fez da primeira para a segunda jornada da LPB deverão ser colocados em prática nesta terceira ronda, frente ao Vitória de Guimarães, equipa que o jogador considera estar “melhor este ano”.

Atletas | Competições
6 NOV 2014

Ofensivamente a Oliveirense tem capacidade para “marcar mais de 70 pontos” por jogo, mas Renato alerta para a necessidade de o grupo ter de melhorar na defesa.

 

O que mudou na equipa entre os jogos do Illiabum e CAB Madeira?

 

Não considero que tenhamos feito grandes mudanças mas sim alguns aperfeiçoamentos. Acho que as principais melhorias a nível defensivo e ofensivo foram, respetivamente, a agressividade na defesa do bloqueio direto e a organização do ataque depois da saída de pressão.

 

O sucesso da Oliveirense terá necessariamente que começar na defesa?

 

Sim, sem dúvida. Nós temos capacidade ofensiva para marcar mais de 70 pontos em todos os jogos. Desta forma, reconheço que vai ser na defesa que vamos conseguir ganhar jogos. Este aspeto ficou claro nas últimas duas jornadas. No jogo com CAB sofremos apenas 65 pontos. 

 

Tendo em conta a chegada de tantas caras novas ao clube, consegue apontar diferenças entre a equipa da última temporada e a atual?

 

Esta época o plantel é praticamente renovado. Para mim, seja com que jogadores forem, a minha equipa é sempre a melhor. Com trabalho tudo se consegue, tem de se trabalhar duro e com qualidade. Apesar das caras novas, os espírito de união manteve-se, fortalecendo a cada semana de trabalho.

 

Tendo em conta aquilo que já teve oportunidade de observar das equipas que competem este ano na Liga, acha que a competição vai ser mais equilibrada e de melhor nível?

 

Acho que o campeonato este ano vai ser mais ou tão competitivo como o do ano passado. Como se pôde ver na primeira jornada, qualquer equipa pode vencer. Isto é bom para a nossa liga. No entanto, não considero que seja uma competição de melhor nível, pois este tem de ser acompanhado com a divulgação da modalidade e com as condições oferecidas aos atletas e adeptos pela federação e pelos clubes.

 

No próximo sábado regressam a casa frente ao Vitória. Na sua opinião, a equipa de Guimarães está num patamar superior? Considera que se reforçou bem para esta temporada?

 

Considero que a equipa do Vitória está melhor este ano que no ano passado. Tem um plantel nacional muito completo e já conta com o grupo de 3 estrangeiros. Vai ser um jogo muito equilibrado e de qualidade. Qualquer equipa pode vencer.  

 

Que pontos fortes destacaria na equipa do Vitória?

 

Como pontos fortes da equipa do Vitória destaco o jogo exterior e o contra-ataque. Mas como referi, é uma equipa muito completa e organizada, que vale muito pelo seu coletivo, por isso temos de ter em atenção todos os aspetos do jogo. 

Atletas | Competições
6 NOV 2014

Mais Notícias