Terceira Basket dá boa réplica aos encarnados
A equipa açoriana do Forum Terceira Basket deu excelente réplica ao poderoso Benfica na primeira jornada do Troféu António Pratas, naquele que foi o seu jogo de estreia nas competições da Liga de Basquetebol.
Competições
1 OUT 2011
Apesar da derrota, por 85-101, os insulares entraram no derradeiro quarto da partida a vencer por quatro pontos de diferença (73-69). Mas um último quarto demolidor por parte da equipa treinada por Carlos Lisboa (32-12), acabou com o sonho dos terceirenses em saírem vitoriosos no seu primeiro encontro diante de um histórico da modalidade.
Os encarnados deram uma amostra do elevado potencial ofensivo da equipa ao ultrapassarem a centena de pontos, isto mesmo sem contarem com os contributos de Seth Doliboa, Betinho e Ben Reed, com seis jogadores a marcarem mais de 10 pontos. De entre os mais produtivos, destaque para a dupla Heshimu Evans (24 pontos, 12 ressaltos, 7 assistências, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento), muito perto de um triplo-duplo, e Sérgio Ramos (22 pontos e 9 ressaltos) a darem sinais que começam a época com a mão quente.O sonho açoriano durou 30 minutos, algo que não deixa de ser um bom sinal para equipa estreante na Liga. O norte-americano Tony Murphy (28 pontos, 3 roubos de bola e 2 ressaltos) confirmou a um nível mais levado a sua qualidade de marcador de pontos (28 pontos), muito embora o seu compatriota Durrel Nevels (17 pontos, 14 ressaltos, 2 assistências, 2 desarmes de lançamento e 1 roubo de bola) tenha sido o mais valorizado da equipa. Ambos a justificarem a aposta renovada por parte do clube da ilha Terceira.Vizinhos a norteNo embate entre vizinhos, o Vitória de Guimarães levou a melhor diante do Barcelos Hotel Terço (82-69). Também aqui só no último período a equipa minhota fugiu no marcador, já que no final do 3º período as equipas estavam empatadas a 52 pontos. Um bom prenúncio para o Campeonato que aí vem, uma vez que as equipas que este ano subiram estão a dar provas que podem ser competitivas e discutir jogos.A boa percentagem dos vitorianos da linha de 3 pontos (40%) foi decisiva, num encontro em que a distribuição de pontos pelos atletas que jogaram foi notória. Cinco jogadores com 10 ou mais pontos, com a dupla de postes portugueses composta por Cláudio Fonseca (14 pontos, 6 ressaltos e 5 desarmes de lançamento) e Paulo Diamantino (10 pontos e 5 ressaltos) a darem muito boa conta de si. Nos barcelenses, o duo composto por Nuno Oliveira (13 pontos, 11 ressaltos e 5 assistências) e Vezgicoll (22 pontos e 5 ressaltos) começou a confirmar a aposta neles feita.No Grupo Centro Sul, e depois de uma primeira parte em que cada uma das equipas dominou um quarto, a Académica aproveitou bem a vantagem conquistada no inicio da segunda parte para levar de vencida o Casino Ginásio (67-61).