Terceira surpreende Eléctrico

Mesmo a jogar perante o 2º classificado isolado da competição, o Terceira Basket conseguiu um importante triunfo frente ao Eléctrico FC (78-62) para a luta pelo último lugar do pódio.

Competições
14 MAR 2015

Num jogo importante para as duas equipas, embora por objetivos diferentes, o Benfica B reagiu bem à derrota sofrida a meio da semana e foi vencer a Guifões (78-67). Sem surpresa, o Dragon Force prolongou frente ao Vasco da Gama a sua série de vitórias consecutivas, passaram a ser dezoito, num jogo em que voltou a demonstrar uma enorme superioridade e atingiu a marca da centena de pontos (108-53). O triunfo caseiro do Atlético MNExpresso frente a Academia do Lumiar (85-72), coloca a formação da Tapadinha cada vez mais a salvo de uma hipotética descida de divisão, bem como a aproxima da luta por um lugar nos playoffs. O Casino Ginásio não cedeu na luta pelo 3º lugar, tendo ido vencer, em Esgueira, a equipa da casa por 64-58.

 

Depois de ter perdido o 1º período por 18-23, a equipa encarnada deu a volta ao marcador durante o 2º quarto (43-36). O bom momento dos benfiquistas prolongou-se no inicio da etapa complementar, e à entrada do último período o conjunto lisboeta vencia por uma diferença já na casa das dezenas (60-47). Os últimos 10 minutos foram de equilíbrio (20-18), facto que naturalmente favoreceu a equipa que seguia na frente.

 

Aljaz Slutej, com 22 pontos, foi o melhor marcador do benfiquista, seguido depois por Sérgio Silva, autor de 17 pontos. Veljko Stankovic ficou muito perto de um duplo-duplo (12 pontos e 9 ressaltos).

 

O Guifões não cometeu muitos turnovers (11), bateu-se bem na luta das tabelas, conseguiu 12 roubos de bola, mas esteve pouco eficaz a lançar aos cesto. O extremo Fábio Fernandes (16 pontos, 5 ressaltos, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento), MVP do jogo com 23 de valorização, foi o que mais se destacou na equipa da casa. 

 

Ginásio tirou partido do bom final de 1ª parte

 

No final dos primeiros 10 minutos as duas equipas continuavam empatadas (14 pontos), mas até ao intervalo os forasteiros conseguiram fugir no marcador (38-29). No segundo tempo, o Esgueira foi ligeiramente superior, mas não o suficiente para dar a volta ao resultado.

 

Apesar de ter cometido metade dos turnovers do adversário (11/22), e roubado 16 bolas, o Esgueira pagou caro a falta de pontaria a atirar ao cesto.

 

O poste Marco Gonçalves registou um duplo-duplo (16 pontos e 19 ressaltos) de grande qualidade, embora Joaquim Soares (19 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências) e Pedro Marques (17 pontos e 4 roubos de bola) tenham conseguido mais pontos.

 

António Gaioso (26 pontos, 9 ressaltos, 5 roubos de bola e 3 assistências) acabou por ser o MVP do jogo com 35 de valorização, mas isso não chegou para que o Esgueira tivesse saído vitorioso.

 

Dragon Force começou a resolver no quarto inicial

 

O domínio da equipa portista fez-se sentir logo no primeiro período, já que bastaram 10 minutos para que a diferença entre as duas equipas fosse de dezassete pontos (31-14). O Vasco da Gama equilibrou depois o jogo, e ao intervalo a vantagem tinha apenas aumentado em dois pontos (47-27). Mas no regresso dos balneários, os dragões mostraram-se demolidores, e com um parcial de 30-10 resolveram em definitivo o jogo a seu favor (77-37). Nem o facto de ter o jogo já decidido, fez diminuir a eficácia ofensiva dos azuis e brancos nos últimos dez minutos, pelo que naturalmente a equipa chegou aos cem pontos (108-53).

 

Foram seis os atletas do Dragon Force a chegar à dezena de pontos, sendo que o mais concretizador foi António Monteiro (17 pontos e 8 ressaltos), simultaneamente o MVP do jogo com 24 de valorização.

 

O jovem João Oliveira (12 pontos e 3 roubos de bola) foi o atleta com melhor valorização na formação do Vasco da Gama. 

Competições
14 MAR 2015

Mais Notícias