Termina a fase de grupos do EuroBasket Sub20 Feminino e Portugal tem pela frente a Bélgica
No último jogo da fase de grupos

Seleções Jovens
4 AGO 2025
Portugal disputou esta segunda-feira o último jogo da fase de grupos frente à Eslovénia, campeã do EuroBasket Sub18 Feminino há dois anos, e apesar de um esforço admirável das portuguesas, foram mesmo as eslovenas a sorrir no final após o resultado final de 71-58.
Na primeira parte predominou o equilíbrio, com os dois conjuntos a ficarem separados apenas por seis pontos à entrada para o intervalo, após dois parciais de 18-16 e 20-16.
Com as equipas de regresso dos balneários, foram as atletas portuguesas a entrarem melhor no terceiro quarto, influenciadas pela crescente eficácia no lançamento e pelo apoio do público de Matosinhos, conseguiram reduzir a diferença no marcador para cinco pontos. No último período, a Eslovénia voltou ao seu melhor basquetebol e apesar das portuguesas nunca terem desistido, após a buzina final o resultado ditava vitória das adversárias por 71-58.
Ana Pinheiro foi a MVP da partida com 17 pontos, cinco ressaltos, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (13 valorização).
O próximo jogo da Seleção Nacional é dia 6 de julho às 20h30 no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e frente à Bélgica, a equipa que ficou em primeiro lugar no Grupo A. Esta partida irá decidir se Portugal vai disputar os oito lugares cimeiros na classificação ou se vai disputar da 9.ª à 16.ª classificação.
A partida será transmitida em direto através do canal oficial da FIBA.
A França garantiu uma fase de grupos sem qualquer derrota após mais uma exibição de MVP de Marine Dursus, com 16 pontos, nove ressaltos, três assistências e um roubo de bola (24 valorização).
Ilse de Vries foi a MVP numa partida muito renhida entre as duas equipas que ainda não tinham perdido na fase de grupos. A capitã holandesa apontou 18 pontos, sete ressaltos, um roubo de bola e quatro desarmes de lançamento (28 valorização).
A Lituânia arrecadou a primeira vitória do torneio após um embate frente a Israel, depois de uma prestação de luxo (e com recorde!) da Daniele Paunksnyte que registou 43 pontos, nove ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola (48 valorização).
Isik Su Guven registou 11 pontos, cinco ressaltos, quatro assistências, quatro roubos de bola e dois desarmes de lançamento (24 valorização) na terceira vitória da Turquia na fase de grupos.
A Bélgica garantiu o primeiro lugar no grupo ao derrotar a Espanha após uma grande exibição de Alicia Corthiau com 13 pontos, seis ressaltos e dois roubos de bola (14 valorização).
Lucie Valkova destacou-se na vitória da Chéquia pela margem mínima, ao registar 16 pontos, um ressalto, duas assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (18 valorização).
(EM ATUALIZAÇÃO)