Terminou a XIII Festa do Minibasquete… mas a “festa” nunca chega ao fim
Em reportagem por Paços de Ferreira

Festa do Minibasquete | Minibasquete
6 JUL 2025
Cinco dias depois, está dada por encerrada a XIII Festa Nacional do Minibasquete, terminando com pompa e circunstância após a realização dos dois jogos All-Star que tiveram lugar na manhã de domingo (6 de julho) em Paços de Ferreira.
Este ano, a organização decidiu atribuir um prémio inovador nestas lides: o troféu de Melhor Claque, atribuído após votação dos Diretores de Campo, e que reconheceu a AB Alentejo pelo seu papel na promoção do desportivismo, do fairplay e do entusiasmo na bancada.
Além desse galardão, foram ainda distinguidos Jorge Dantas (AB Viana do Castelo), pela sua dedicação de mais de uma década em prol desta Festa; Leonor Almeida (AB Castelo Branco) com o Prémio Oficial de Mesa Atitude e Francisco Jorge (AB Porto) com o Prémio Árbitro Atitude. O Presidente do CAD da AB Porto, Nuno Monteiro, encarregado pela arbitragem na Festa do Minibasquete, em parceria com o Conselho de Arbitragem da FPB, também foi reconhecido, pelos seus anos de serviço à causa.
Partilhou a função com Joana Pessoa, árbitra que, mesmo não tendo voz ao final dos cinco dias de “Festa”, como se pode ver na reportagem vídeo, confessa que estes “tiveram a oportunidade de aprender” e, claro, “divirtiram-se à brava”.

Os juízes da XIII Festa Nacional do Minibasquete
- Jorge Dantas
- Nuno Monteiro
- Leonor Almeida
- Francisco Jorge
“O balanço é muito positivo: o quadro competitivo muito equilibrado, tempo de descanso, infraestruturas adequadas. Foi muito importante de um ano para o outro esta mudança de quadro competitivo para consolidar os processos que temos em mente, nomeadamente a aproximação dos Mini12 ao escalão de Sub14”, confessa o Diretor Técnico para o Minibasquete, Bruno Cazeiro, terminando com um agradecimento ao Município de Paços de Ferreira, cujo vice-presidente, Joaquim Sousa, presente na cerimónia, mostrou-se orgulhoso por receber no seu concelho um evento “único no país”.
Afinal, “aquilo que marca não é o resultado, é a convivência, o desportivismo e os amigos e amigas que se fazem para a vida”, remata o presidente da Associação de Basquetebol do Porto, Manuel Albano.
Este ano, a Festa voltou também a reforçar o seu papel na promoção do fairplay, como explicou Nuno Manaia, Diretor-Técnico Nacional, e como poetisa o presidente Manuel Fernandes: é sempre uma “Festa da alegria, da cor, da juventude, do empenho, da vivacidade e fundamentalmente do companheirismo”.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.