Ticha Penicheiro homenageada dá “Nova vida ao Campo das Traseiras”

Município da Figueira da Foz e FPB uniram-se para promover iniciativa

FPB
6 JUN 2021

Decorreu esta tarde a inauguração do renovado Campo das Traseiras, na Figueira da Foz, numa iniciativa que uniu a FPB e o Município da Figueira da Foz em homenagem à maior figura do basquetebol nacional, Ticha Penicheiro.

A inauguração iniciou-se com o descerramento da placa alusiva à requalificação do novo campo, momento que contou com intervenção de João Paulo Rebelo (Secretário de Estado da Juventude e do Desporto), Carlos Monteiro (Presidente da CM da Figueira da Foz), Manuel Fernandes (Presidente da FPB) e, está claro, a “hall of famer” Ticha Penicheiro.

Seguiu-se um momento para as intervenções das personalidades supramencionadas, que tiveram a oportunidade de se dirigir à plateia abordando, essencialmente, a importância que assumem iniciativas como esta para a promoção da prática desportiva, nomeadamente o Basquetebol. Ticha Penicheiro lembrou ainda os mais novos da importância de nunca deixarem de sonhar, lutar e trabalhar para alcançarem esses mesmos sonhos.

Depois dos discursos houve a troca de lembranças entre o Município da Figueira da Foz e a FPB, seguindo-se a atividade prevista com os atletas de Minibasquete do Sporting Clube Figueirense. Na inauguração do novo Campo das “Traseiras” também marcaram presença o Vice-Presidente da FPB, Rui Dias, o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, o Presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra, Luís Santarino, e a vereadora do desporto da Figueira da Foz, Mafalda Azenha.

O mítico Campo das “Traseiras” (40°09’12.4″N 8°51’46.1″W) foi alvo de uma requalificação, num projeto que é da autoria dos artistas Pariz One e EdisOne, que intitularam a obra de “Assiste Sonhando”, em alusão ao percurso de Ticha de Penicheiro. A paleta de cores escolhida para a requalificação foi inspirada nos vários equipamentos que a ex-campeã da WNBA usou ao longo da sua carreira na liga norte-americana.

Em ano de estreia como modalidade olímpica e como forma de colocar o basquetebol à disposição de todos, a FPB tem prevista a requalificação de mais campos de basquetebol 3×3. Depois da promoção do Campo das “Traseiras”, a FPB continua a trabalhar com o objetivo de requalificar mais campos de basquetebol nacionais no âmbito do seu projeto 3×3 BasketArt.

Sabe mais sobre o projeto, aqui.

FPB
6 JUN 2021

Mais Notícias