Tiry, a nova mascote da FPB (vídeo)

Nome homenageia duas das grandes figuras do basquetebol português

FPB
17 SET 2021

A Federação Portuguesa de Basquetebol apresentou esta sexta-feira a sua nova mascote: Tiry, a lince.

Tiry, a lince ibérica fêmea, é a mascote feminina da FPB, que se junta a Blitz, o lince ibérico masculino. O nome combina Ticha e Mery, em honra de Ticha Penicheiro e Mery Andrade, as duas atletas portuguesas que representaram Portugal na WNBA, a liga norte-americana.

A apresentação decorreu na inauguração da FIBA 3×3 U17 Europe Cup, no Ocean Campus, com a mascote a atravessar o rio Tejo num barco semirrígido e a entrar em campo acompanhada pela Autoridade Marítima Nacional, que prestou um contributo essencial.

“Esta iniciativa insere-se naquilo que são as preocupações da Federação, de promover a igualdade de género e de homenagear duas figuras que são referência no basquetebol português como são a Ticha Penicheiro e a Mery Andrade” Afirmou Manuel Fernandes, presidente da FPB.

A FPB vai assinar um protocolo com o Jardim Zoológico de Lisboa a apadrinhar a nova figura federativa, reforçando as iniciativas de responsabilidade social implementadas pela federação: “O lince está em vias de extinção e a preservação desta espécie é algo que nos quisemos associar”, explicou o líder federativo.

FPB
17 SET 2021

Mais Notícias