Tomada de Posse dos Novos Órgãos Sociais da ABP

Cerimónia decorreu no Auditório da Casa do Desporto do Porto

Associações
15 MAI 2023

Foi esta segunda-feira que teve lugar a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação de Basquetebol do Porto (ABP) para o quadriénio de 2023-2027. O evento contou com a presença de destacadas personalidades do basquetebol português, nomeadamente com o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Manuel Fernandes e Manuel Albano, ex-Vice-presidente da FPB, que assumiu a presidência da direção da ABP.

A cerimónia teve início com as boas-vindas proferidas por Bernardino Barros, Presidente da Assembleia geral da ABP, que saudou todos os presentes e procedeu à recolha das assinaturas dos novos membros dos órgãos sociais da Associação. Seguiram-se os discursos de Vítor Dias, Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), que destacou a importância do desenvolvimento da modalidade reforçando a confiança na nova direção empossada. Logo a seguir, o Presidente da FPB, Manuel Fernandes, congratulou os novos órgãos sociais da ABP, particularmente o Presidente eleito, manifestando a disponibilidade total por parte da Federação em colaborar estreitamente com a Associação e todos os agentes desportivos para o desenvolvimento da modalidade.

Por último, o recém-empossado Presidente da Associação de Basquetebol do Porto, Manuel Albano, proferiu o seu discurso. Depois de nove anos como vice-presidente na FPB, Manuel Albano expressou a sua determinação em aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da sua participação no universo federativo, experiência que considera importante para o crescimento e desenvolvimento da Associação e da modalidade: “Trago tudo aquilo que aprendi nestes nove anos de mandato enquanto Vice-presidente. Conheço a dinâmica, a Federação e as pessoas. Conhecer as pessoas abre portas, não no sentido de sermos privilegiados, mas porque abre portas à comunicação, sabemos como tudo funciona, sabemos com quem falar e essa experiência e forma de estar é algo que quero trazer para a Associação. A ABP para crescer não pode estar fechada sobre si própria, tem de estar aberta. Aberta às outras associações do País, aberta para cooperar com a Federação, aberta a todos os agentes da modalidade. Clubes, treinadores, juízes, atletas, pais e mães… Temos de perceber que só assim conseguimos construir”, explicou.

O novo Presidente da ABP também reafirmou o seu compromisso com as questões de igualdade de género, afirmando que este é um princípio fundamental igualado à própria Democracia. “A igualdade é um valor fundamental, equiparado à Democracia, é mesmo a Democracia em si. Não abdico deste valor”, declarou.

O ex-dirigente federativo apontou ainda a celebração do centenário da Associação como um momento marcante deste mandato: “Tenho também um grande desafio nestes quatro anos que é a celebrar os 100 anos da Associação de Basquetebol do Porto. Começamos com esta nova direção as celebrações do centenário da ABP. Nessa celebração, que será daqui a três anos, queremos continuar a demonstrar esta pujança, esta força de fazer acontecer, tal como tive oportunidade de referir no discurso que fiz. É essa marca, esse legado, que esta Direção e os órgãos sociais hoje aqui eleitos, querem deixar”, concluiu.

Com a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação de Basquetebol do Porto, liderados pelo presidente Manuel Albano, a ABP inicia um novo ciclo com a promessa de crescimento, cooperação e igualdade entre todos os agentes ligados à modalidade.

Associações
15 MAI 2023

Mais Notícias