Trabalhar para melhorar

Terminado o Europeu de Sub 16 Masculinos, Raul Santos não era um treinador feliz, bem como não estava satisfeito com a classificação final da equipa.

Competições | Seleções | Treinadores
30 AGO 2014

O que não significa que estivesse desapontado com a atitude dos atletas, ou com o comportamento que tiveram ao longo da prova. O Europeu confirmou que a equipa estava preparada para ser agressiva a defender, fazendo disso a sua imagem de marca, mas infelizmente esse sucesso não foi acompanhado nas questões atacantes. A falta de eficácia ofensiva comprometeu as aspirações de Portugal chegar a lugares mais próximos do topo, bem como confirmou que os problemas da Seleção Sénior começam na base da pirâmide…

Do ponto de vista defensivo, Raul Santos não poderia estar mais orgulhoso, bem como não poderia ter exigido mais do grupo de trabalho que viajou até Strumica. “Antes do último jogo com Noruega, nos rankings por equipa, Portugal estava em 1º lugar em desarmes de lançamento, 4º em roubos de bola e a 4ª equipa com menos pontos sofridos do campeonato. A nível da defesa mais era impossível”. Números que demonstram bem o desempenho defensivo da equipa ao longo de toda a competição.

 

Mas na eficácia ofensiva “éramos 19/20 e isso refletiu-se na classificação final da equipa.” Ainda assim o técnico “nada tem a apontar aos atletas”, pois mais do que ninguém os próprios eram os mais frustrados e tristes no final do encontro com os noruegueses. Raul Santos não tem dúvidas que a competição serviu para que os jogadores portugueses “sentissem e descobrissem os problemas individuais que têm para conseguirem meter a bola no cesto, mesmo em situações de tiro completamente abertos.”

 

Se a este problema juntarmos o facto de não termos referencias interiores, o facto de os “extremos não terem capacidade atlética para meterem a bola no cesto com a oposição dos postes contrários”, a falta de eficácia “passa a ter uma importância ainda maior no nosso tiro exterior.”

Competições | Seleções | Treinadores
30 AGO 2014

Mais Notícias