Treinadores portugueses em ação na Convenção Anual de Minibasquete da FIBA Europe
O evento decorreu entre 31 de maio e 2 de junho e contou com a presença de Bruno Cazeiro e os treinadores Paula Seabra, Celso Casinha e Alexandra Meinedo
Minibasquete
5 JUN 2024
De 30 de maio a 2 de junho, Copenhaga recebeu a 9.ª edição da Convenção Anual de Minibasquete da FIBA Europe, que contou com a presença de 29 delegações das federações europeias.
Neste evento, a representar Portugal, estiveram presentes o Diretor Técnico Nacional do Minibasquete, Professor Bruno Cazeiro, e os treinadores Paula Seabra, Celso Casinha e Alexandra Meinedo, selecionados pela FPB em concurso nacional.
O objetivo principal da convenção é educar sobre a importância da saúde e do bem-estar, fornecendo ferramentas para manter as crianças (5 a 12 anos) ativas através de atividades lúdicas.
“A estrutura e o planeamento do curso permitiram a oportunidade de passar por diferentes abordagens como sessões de treino, preleções, discussões e observação de jogo”, confirma o Diretor Técnico Nacional.
Já os treinadores participaram de sessões práticas e teóricas, onde experimentaram maneiras ensinar as habilidades fundamentais do basquete e, em simultâneo, trocar experiências entre países. O acesso às práticas e processos de treino pretendem impulsionar o desenvolvimento do Minibasquete em toda a Europa. “Precisamos de ser consistentes na disseminação de uma visão holística no desenvolvimento do Minibasquete português, acompanhando e partilhando ferramentas com os clubes e com quem trabalha no terreno, criando uma estratégia nacional para que o Minibasquete esteja centrado no que é mais importante: o atleta”, afirmam Paula Seabra, Celso Casinha e Alexandra Meinedo.
O programa deste ano incluiu a 2.ª edição do Curso de Treinadores de Minibasquete da FIBA Europa (FEMBCC), que contou com a participação de 51 treinadores de 29 países, incluindo um número recorde de mulheres.
Como participantes do evento, os treinadores refletem que compreenderam que as dificuldades sentidas em Portugal se assemelham aos restantes países da Europa. “O tempo que despendem em frente aos ecrãs ou fechadas em casa ou escola, impede o seu natural desenvolvimento motor. Na tentativa de minorar o problema, adquirirmos novas ideias e estratégias para contrariar essa realidade”, comentam, “concluímos que, a grande diferença da nossa realidade para outros países europeus está no facto de estes conseguirem, além da aplicação dos projetos e planos, monitorizar e avaliar a concretização dos mesmos”.
Conferindo um balanço positivo deste evento, os treinadores selecionados apresentam que: “Uma visão importante que trazemos deste curso é a perceção de que o Minibasquete é uma etapa que cria um forte impacto para a vida. Características como a autonomia, cooperação e responsabilidade são valores inerentes aos desenvolvimentos da futura personalidade das crianças”.
Por último, Bruno Cazeiro termina afirmando que “a Fundação FIBA acredita que o basquetebol tem o poder de educar e inspirar os jovens, facilitando isso através da implementação de projetos de Basquetebol para o Bem ao redor do mundo”.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.