Treinadores portugueses em destaque num curso FIBA de minibasquete

Filipa Mahjoub, Núria Morgado e Bruno Cazeiro concluíram formação com êxito

Formação | FPB
5 JUN 2023

Realizou-se em Madrid, entre os dias 1 e 4 de junho, a última fase do I curso ministrado pela FIBA dirigido a treinadores de minibasquete. Este curso contou com a presença de três treinadores portugueses, Filipa Mahjoub (AB Porto), Núria Morgado (AB Setúbal) e Bruno Cazeiro (AB Lisboa), que concluíram o mesmo com êxito.

Os três treinadores foram selecionados via concurso aberto pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), em 2022 ,e a participação teve o apoio e suporte integral federativo para os dois primeiros, e em parte para o terceiro selecionado.

Este curso teve início em Pécs, no ano passado, e durou um ano, com sessões presenciais e online de grande exigência e qualidade técnica e pedagógica. Para todos os treinadores que concluíram o curso, fica além da experiência e conhecimento, o contacto e a amizade com treinadores de toda a Europa e as suas diferentes realidades.

A Convenção Anual de Minibasquete, organizada pela FIBA Europa, decorreu associada ao curso referido antes, nos dias 3 e 4 de junho. Esta ação é dirigida aos responsáveis pelo minibasquete em cada país e contou com a presença do diretor técnico do minibasquete da FPB, Sérgio Rosmaninho.

Além de preletores e de várias preleções de elevada qualidade, ficam na memória de todos os participantes a visita ao museu da Federação Espanhola de Basquetebol (FEB), as finais do “Dia do Minibasquete” da Federação Autonómica de Madrid, onde os jovens praticantes impressionaram pela capacidade técnica e tática evidenciada, e a apresentação do diretor desportivo da Região Autonómica de Madrid, Borja Contreras, que explicou os muitos fatores que contribuem para atingir este nível impressionante.

A FPB aproveita a ocasião para dar os parabéns aos três treinadores certificados pela FIBA e agradecer o seu trabalho diário em prol do minibasquete, com a certeza de que o mesmo sai muito enriquecido com esta experiência e que poderão influenciar outros treinadores a participar já no próximo curso FIBA, previsto para iniciar em 2024.

Informamos que os treinadores realizarão em outubro/novembro uma ação de formação (Clinic) para partilharem com todos os treinadores a sua experiência neste curso de Minibasquete FIBA.

Formação | FPB
5 JUN 2023

Mais Notícias