Treinar e viver no CAR Jamor promove desenvolvimento das jogadoras

Basquetebolistas conhecem grupo com quem vão partilhar o espaço

Atletas
28 SET 2022

As jogadoras que foram escolhidas para treinar, jogar e estudar na época 2022/23 no Centro de Alto Rendimento (CAR) no Jamor, tiveram esta terça-feira um primeiro encontro com todos os atletas que frequentam o Centro no mesmo regime. São atletas de várias modalidades com quem as jogadoras vão partilhar parte do espaço no CAR.

Esta foi uma cerimónia que já não acontecia há dois anos por via da pandemia, tornando-se assim ainda mais importante para cada uma das jovens basquetebolistas. O Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, marcou presença, bem como Nuno Manaia, Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Na opinião de Margarida Pereira, tutora e treinadora-adjunta do grupo do basquetebol no Jamor, “estar nesta situação é muito positivo. Foi muito importante para elas saberem com quem vão viver toda esta época, conhecerem os outros atletas e perceber como funciona todo este espaço, através de testemunhos de atletas de outras modalidades que aqui também vivem.”

Na cerimónia de apresentação esteve presente o medalhado olímpico Francis Obikwelu, segundo classificado na prova de 100 metros (atletismo) nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. “Esta sessão foi muito importante para as nossas jogadoras. O Francis, que também viveu e treinou muito tempo no CAR Jamor, explicou a todos as dificuldades que teve, partilhou experiências e deu conselhos. Foi uma forma de perceberem que são umas sortudas por estarem aqui e que nem sempre tudo é fácil, mas que vale a pena”, continuou Margarida Pereira.

Houve algumas contrariedades de início, com Lara Varela (na foto, é a primeira jogadora sentada no banco do lado direito) a contrair uma rotura de ligamentos no joelho direito, tendo sido submetida a uma intervenção cirúrgica. Vai manter-se no grupo com as restantes jogadoras até poder retomar os treinos e fará as sessões de fisioterapia, acompanhando as colegas de equipa em todos os momentos do dia a dia no CAR – os trabalhos estão a decorrer e a motivação é muita.

As jogadoras irão realizar nos próximos dias testes de controlo e avaliação do treino (medidas antropométricas, avaliação da força superior e inferior, medição de saltos verticais…) e iniciarão ainda os primeiros treinos de ginásio (trabalho que até agora tem estado a ser realizado no campo).

Atletas
28 SET 2022

Mais Notícias