Triunfo a fechar o ano

Tal como pretendia, o SL Benfica terminou o ano a somar mais uma vitória, sendo que o triunfo frente ao Basquete de Barcelos, por 100-86, permitiu aos encarnados consolidar a liderança do campeonato.

Competições
20 DEZ 2014

Os encarnados controlaram o marcador desde o inicio do encontro, obrigando sempre, desde o final do 1º tempo, o adversário a ter correr sempre atrás do prejuízo.

 

 

A equipa encarnada comandou o jogo desde o seu inicio, ainda que durante o primeiro período nunca por vantagens alargadas. Dois triplos consecutivos de Jobey Thomas, o último dos quais a 2 segundos do final do quarto inicial, colocava os benfiquistas na frente por 28-21 no final dos primeiros 10 minutos.

 

Os comandados de José Ricardo Neves mostravam-se bastante concretizadores no ataque, o problema estava na defesa, já que os barcelenses revelavam dificuldades para condicionar o sucesso ofensivo dos campeões nacionais. Até ao intervalo, os comandados de Carlos Lisboa continuaram a revelar uma grande eficácia ofensiva, tendo chegado rapidamente a uma vantagem na casa das dezenas (35-23). O norte-americano Ronald Slay, 10 pontos no período, desequilibrava no ataque, sendo um dos grandes responsáveis para que o Benfica chagasse ao descanso com mais de cinquenta pontos marcados (51-35).

 

Tal como lhe competia, o Barcelos tudo fez para se aproximar novamente no resultado, objetivo parcialmente alcançado a meio do 3º período, altura em que perdia por dez pontos de diferença (48-58). Foi o melhor que a equipa minhota conseguiu, já que até final do quarto os encarnados voltariam a estabilizar a diferença pontual nos quinze pontos (78-63).

 

Nos 10 minutos finais, as perdas de bola sem lançamento por parte da equipa do Barcelos, e os 10 pontos consecutivos concretizados por João Soares, alguns deles de situações de contra-ataque, colocaram um ponto final na resistência dos barcelenses neste encontro. 

 

O bom aproveitamento dos encarnados no capitulo de lançamento, 64% de 2 pontos e 43% de 3 pontos, bem como o controlo da posse de bola (10 turnovers), foram aspetos importantes no triunfo do Benfica. O base Mário Fernandes (19 pontos, 7 assistências, 3 roubos de bola e 2 assistências) esteve muito bem a comandar os benfiquistas, num encontro em que Jobey Thomas (23 pontos e 7 assistências) e João Soares (15 pontos, 4 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola) voltaram a ser decisivos.

 

Na equipa de Barcelos, estupenda exibição de Marko Loncovic, não só pelos números conseguidos (28 pontos, 9 ressaltos, 4 assistências e 2 roubos de bola), mas também pela eficácia revelada durante o encontro. O Barcelos dominou a luta das tabelas (34/28), e Igor Dukovic (15 pontos e 9 ressaltos) desempenhou igualmente um papel importante nessa área do jogo.

 

Oliveirense triunfa em Algés

 

O apuramento conseguido, a meio da semana, pelo Algés/UAL para a fase seguinte da Taça de Portugal, certamente funcionou como um incentivo para a formação lisboeta regressar às vitórias na fase regular da LPB. Mas não o suficiente para impedir que a Oliveirense conseguisse, antes da paragem da prova, o seu quinto triunfo na competição (78-72). Num encontro de baixa pontuação, o conjunto de Oliveira de Azeméis, depois do desaire em Ovar, voltou a ganhar, contribuindo para que o Algés não largue o fundo da tabela classificativa.

Competições
20 DEZ 2014

Mais Notícias