UD Oliveirense de visita à Maia
Este sábado ficará marcado pelo arranque da 2.ª volta da Liga Placard, esperando-se que a emoção tem marcado a competição seja para continuar.
Atletas | Competições | Treinadores
16 DEZ 2016
Às 21h30, entrarão em campo Maia Basket/Escape Forte e UD Oliveirense, num desafio transmitido pela FPB TV, sendo que ambas as equipas vivem estados de espírito diferentes.
Mais cedo, a partir das 18 horas, o líder da prova, FC Porto, medirá forças diante do Eléctrico F.C. (9.º classificado), com transmissão no Porto Canal, ao passo que na Madeira haverá duelo entre o CAB, atualmente a ocupar o 8.º posto, e o Sampaense Basket, lanterna vermelha do campeonato.
São dois conjuntos a viver fases distintas, aqueles que se vão defrontar este sábado, na Maia, já que os donos da casa não triunfam desde 12 de novembro (6.ª jornada), o que se reflete num 11.º lugar, enquanto a UD Oliveirense (4.ª classificada) tem mordido os calcanhares aos principais candidatos ao título, tendo vencido quatro dos últimos cinco jogos.
Por isso mesmo, André Moreira, técnico da turma maiata, antevê dificuldades, dando a receita para bater o adversário de Oliveira de Azeméis em declarações à FPB: “Espero um jogo muito difícil, intenso, com agressividade defensiva por parte da Oliveirense. Teremos de ser muito fortes defensivamente, parando as transições ofensivas deles. A Oliveirense é uma equipa muito rotinada, sendo que comparativamente com a jornada inaugural (derrota por 83-72) já consegue imprimir bem mais alto em termos ofensivos. Teremos de ser muito duros”, adiantou.
Por seu turno, José Ricardo, treinador da equipa forasteira, deixa elogios ao Maia Basket: “Mudou muita coisa nas duas equipas desde que nos defrontámos pela primeira vez. Entraram jogadores em ambos os lados e houve uma grande evolução, sendo que o Maia Basket cria muitos problemas no pintado. Sabem muito bem explorar os seus pontos fortes, têm uma referência interior muito forte que é o Nuno Marçal e existem vários jogadores que podem contribuir sempre que haja adversários que se refugiem em defesas interiores mais compactas. Temos que controlar primeiro a área restritiva, sem esquecer que o Maia tem jogadores fortes noutras zonas do campo”, alertou.
O bom basquetebol praticado pela Oliveirense é evidente aos olhos de todos, mas quando confrontado com uma possível luta pelo título… José Ricardo recorre a muita cautela: “Não queremos fugir às nossas responsabilidades de poder lutar por títulos, mas um passo de cada vez. Queremos garantir, em primeiro lugar, estar nos seis primeiros, até porque o nosso campeonato está extremamente competitivo. Seria uma falta de respeito pela maioria das equipas se não considerássemos que cada jogo tem uma importância decisiva na classificação final. E a prova disso são os jogos muito equilibrados na nossa Liga, que verificamos constantemente. As equipas da metade inferior equilibram e ganham com frequência a equipas da metade superior, portanto temos que nos preocupar connosco e garantir que conseguimos ficar nos seis primeiros, até porque antevejo uma luta tremenda na parte terminal do campeonato. Se conseguirmos atingir esse objetivo, poderemos pensar noutros, mas enquanto não os atingirmos não há tempo para pensar em mais altos voos”, deixou a garantia.
“Dragões” com embate caseiro diante do Eléctrico F.C.
Também neste caso estarão frente a frente dois clubes que atravessam momentos antagónicos, já que o FC Porto comanda a Liga Placard, vindo de quatro triunfos consecutivos, situação diferente daquela que vive o Eléctrico F.C., com três desaires seguidos.
Portanto, avizinha-se complicada a missão da equipa ribatejana, mas não impossível, num campeonato que tem sido pautado por várias surpresas.
CAB e Sampaense Basket querem regressar aos bons resultados
Na Madeira, CAB e Sampaense Basket tentarão voltar a sorrir, depois de derrotas na jornada anterior.
Os donos da casa ocupam o 8.º posto, tendo como objetivo entrar no caminho da regularidade, ao passo que a turma de São Paio de Gramaços procura fugir ao último lugar.


