Um enorme cartão branco

Artigo de opinião do Presidente da FPB, Manuel Fernandes

Festa do Basquetebol
16 ABR 2022

Na minha intervenção na cerimónia de encerramento da 14.ª Festa Nacional do Basquetebol Juvenil disse: “O sucesso da festa tinha também bem vincadas as impressões digitais das nossas jogadoras e dos nossos jogadores, que deram uma lição de cidadania, de fair play, de muitos momentos de alegria de convívio e amizade, mas também de competição de basquetebol vivida com paixão e onde todos procuram superar-se.”

Na mensagem final afirmei: “A contagem decrescente para a 15ª Festa começa Hoje. É preciso treinar mais e melhor, todos os dias, as técnicas, as táticas, o treino físico. Mas é preciso continuar a treinar também, o treino do comportamento ético, em cada pavilhão, em cada jogo, em cada nível de competição. Todos, jogadores, treinadores, árbitros, e dirigentes, teremos que continuar a dar exemplos positivos de promoção de valores, de boas práticas, dirigidas ao Público que nos observa, que pode assim ser condicionado e alterar a sua atitude, influenciado pelo nosso íntegro comportamento”.

Ora, vem tudo isto a propósito de pretendermos fazer um sincero elogio ao que se passou após terminar final de Sub14 Masculinos entre as seleções de Aveiro e Lisboa. Cuja elucidativa e gratificante imagem da foto acima, que junta todos os intervenientes, os jogadores, treinadores, árbitros e oficiais de jogo, e os próprios presidentes de ambas associações, é reveladora que a finalidade do desporto juvenil não está na ostentação das vitórias, mas sim no fortalecimento da sã convivência entre todos os intervenientes.

No fundo, a defesa dos valores da ética e do fair play, ingredientes essenciais na formação desportiva dos jovens.

Festa do Basquetebol
16 ABR 2022

Mais Notícias