Um fim de semana repleto de emoções na Liga Betclic Masculina

A quinta jornada terminou com exibições de alto rendimento

Competições
9 NOV 2025

Neste domingo, oito equipas entraram em campo para fechar a quinta jornada da Liga Betclic Masculina.

SC BRAGA 66 – 63 UD OLIVEIRENSE

O Braga abriu o último dia da jornada ao receber a Oliveirense na AMCO Arena, numa vitória complicada que garantiu à equipa da casa o terceiro triunfo consecutivo na Liga Betclic.

Um parcial de 1-10, logo no início da partida, a favorecer a equipa de Oliveira de Azeméis, levou o treinador do Braga a pedir a primeira pausa do quarto. Após o tempo técnico, a equipa da casa subiu o nível de intensidade e melhorou significativamente o seu jogo. Ainda assim, apesar da boa reação, o Braga terminou os primeiros dez minutos em desvantagem: 13-22.

O segundo quarto foi mais equilibrado, com os bracarenses a entrarem muito bem neste período. A equipa realizou grandes momentos defensivos, que condicionaram a Oliveirense, e demonstrou, sobretudo, uma excelente atitude ofensiva, o que lhes permitiu vencer o parcial por 24-11 e chegar ao intervalo a ganhar por quatro pontos.

O equilíbrio manteve-se ao longo do terceiro quarto, e a equipa visitante terminou esses 10 minutos na frente do marcador (50-52), mas deixando ainda em aberto o desfecho da partida. Com tudo por decidir, a equipa do Braga acabou por ser superior, apresentando uma melhor percentagem nos lançamentos e conquistando muitos ressaltos ao longo do jogo, o que lhes permitiu vencer por 66-63.

Cândido Sá foi o destaque do Braga, com nove pontos, 11 ressaltos — todos defensivos — e duas assistências, somando um total de 20,5 de valorização. Na equipa da Oliveirense, James Boeheim III marcou 26 pontos, fez oito ressaltos e duas assistências.

QUELUZ | O NOSSO PREGO 80 – 101 SL BENFICA

Mais a sul do país, em Lisboa, o Queluz recebeu o SL Benfica num jogo intenso e cheio de emoção.

A primeira parte foi marcada por fortes momentos competitivos. A equipa orientada por Norberto Alves entrou melhor e acabou por sair vitoriosa dos primeiros dez minutos, com um parcial de 21-33. No segundo quarto, a formação do Queluz respondeu à altura, vencendo por 24-20 e reduzindo a diferença para apenas oito pontos ao intervalo.

A partir daí, o Queluz tentou sempre alcançar o Benfica, mas sem sucesso. Os parciais de 18-27 e 17-21 marcaram a segunda parte e confirmaram a vitória da equipa detentora do título.

O MVP da partida foi o base das águias, Eugene Crandall, que somou 18 pontos, sete ressaltos e nove assistências, terminando com 33 pontos de valorização. Na equipa da casa, Michael Bradley destacou-se com um duplo-duplo — 14 pontos e 10 assistências — alcançando 25 de valorização.

GALITOS BARREIRO 86 – 127 SPORTING CP

A equipa do Sporting atravessou a ponte e viajou até ao Barreiro para defrontar o Galitos, conquistando uma vitória expressiva e deixando todos surpreendidos com o número de pontos feitos neste jogo (213).

Com 42 pontos marcados apenas no primeiro período, e realizando praticamente dez minutos perfeitos, a equipa leonina dificultou desde cedo a vida ao conjunto da casa. No segundo quarto, a formação orientada por Luís Magalhães abrandou o ritmo, mas conseguiu, ainda assim, vencer o parcial por 19-25.

Ao intervalo, o Sporting já somava nove triplos convertidos e 67 pontos no marcador, contra 40 do Galitos, indiciando uma partida de alta pontuação e um domínio verde e branco.

No regresso dos balneários, a missão do Sporting era apenas controlar a vantagem, enquanto o Galitos procurava travar o ímpeto ofensivo dos leões e equilibrar o marcador. Um terceiro tempo já mais equilibrado (20-21) mas novamente um último quarto verdadeiramente intenso e com muitos pontos por parte das duas equipas (26-39).

Uma partida marcada essencialmente pelos triplos – 11 por parte do Galitos e 17 pelo Sporting – e por uma luta intensa por parte dos leões nas tabelas, onde conquistaram 50 ressaltos.

O jogador da partida foi Brandon Johns, que conseguiu um duplo-duplo (17 pontos e 11 ressaltos) e fez uns impressionantes 35 pontos de valorização. Na equipa do Galitos, Quentin Eyobo, leva o troféu com 26 pontos marcados, seis ressaltos e duas assistências.

ESGUEIRA AVEIRO OLI 107 – 103 SC VASCO DA GAMA

Para terminar esta jornada, não poderíamos ter pedido um jogo mais eletrizante. O Vasco da Gama deslocou-se até Aveiro para defrontar o Esgueira, num jogo que parecia não ter fim.

Os primeiros vinte minutos do encontro foram marcantes para os vascaínos que, graças ao trabalho coletivo, foram para o intervalo a vencer por 11 pontos (39-50).

Era expectável a reação do Esgueira no início da segunda parte, e esta aconteceu. A formação de Aveiro venceu o terceiro quarto por 30-22, reduzindo a diferença para apenas três pontos.

O último quarto foi uma autêntica montanha-russa no marcador: os equipas distanciavam-se e encurtavam a diferença; o Esgueira passou para a frente e, dois triplos depois de Ivo Coutinho, o Vasco da Gama voltou a assumir a liderança da partida. Com tantos altos e baixo não existiu nenhuma conclusão e ao fim dos 40 minutos de jogo o marcador estava igual: 93-93.

Já no tempo extra, o Esgueira entrou com muita criatividade a nível ofensivo e conseguiu sair vitorioso da partida por 107-103, depois de uma incrível recuperação de 15 pontos.

O MVP desta partida foi Latrell Reid com um duplo-duplo – 30 pontos marcados e 15 assistências – formando 39 pontos de valorização. Na equipa do Vasco da Gama, o destaque vai para o poste Felizardo Ambrósio com 16 pontos, sete ressaltos e quatro assistências.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Competições
9 NOV 2025

Mais Notícias