«Um projecto muito interessante»

Já lá vão alguns anos que Filipe da Silva deixou a competição nacional, o mesmo não será dizer que abandonou o basquetebol.

Atletas | Competições
19 MAI 2015

O base português esteve ligado aos mais recentes êxitos da seleção portuguesa, notabilizando-se numa posição de vital importância para o sucesso de qualquer equipa. Teve a possibilidade de seguir outros caminhos igualmente ligados ao basquetebol, mas é dentro do campo que o atleta ainda se sente melhor. Aceitou o desafio lançado pelo Caen Basket, em França, um projeto ambicioso e começa a dar frutos. A temporada já está a ser de sucesso, mas ainda existe a possibilidade de Filipe da Silva juntar ao seu palmarés mais um título nacional.

 

No  verão passado o antigo internacional português teve “convites de algumas equipas da ProB”, bem como a oportunidade de iniciar a sua carreira de treinador como adjunto de uma equipa da ProA.  Mas todos eles eram longe da cidade de Evreux , cidade onde a família está instalada, acabando essa por ser a principal razão pela qual recusou projetos mais mediáticos. “Por não querer novamente voltar a fazer as ‘malas’, tendo em conta que a minha mulher tem aqui o seu trabalho, o meu filho Tony estar integrado no centro de rendimento regional, acabei por aceitar um projeto muito interessante!”

 

O clube de Caen Basket fica muito perto de onde atualmente vive, e compete na National 2. Foi um clube muito importante nos anos 70 e 80, e a entrada de uma nova direção, bem como com o apoio do Nicolas Batum, jogador da NBA da equipa de Portland, o objetivo passa por voltar ao mais alto nível. “Assinei por 2 temporadas, tendo como objetivo subir este ano para terceira divisão francesa, depois de na época anterior terem perdido no último jogo do playoff, no último segundo, com um cesto do meio campo, o acesso à divisão superior. Facto que motivou o clube a assinar com vários jogadores de nível superior.”

 

Até ao momento a temporada tem corrido dentro das expectativas, até porque o principal objetivo da equipa já foi atingido no último fim de semana. “Acabámos a fase regular no 1º lugar e jogámos no último fim de semana o segundo jogo do playoff contra o 2º classificado do outro grupo.”

 

Dezassete anos mais tarde e num pavilhão completamente esgotado, cerca de 4000 pessoas vibraram com a vitória que permitiu ao clube regressar à National 1. Filipe da Silva foi preponderante nesse encontro, acabando mesmo por ser o MVP desse jogo. O atleta nacional contabilizou 15 pontos, 9 assistências, 5 ressaltos e 6 roubos de bola, uma prestação muito completa.

 

Mas a época ainda não terminou, já que existe ainda a possibilidade de a finalizar com um titulo de campeão nacional. “Agora vamos disputar a final-four, dias 30 e 31 de maio, para conquistar o título Nacional.”

Atletas | Competições
19 MAI 2015

Mais Notícias