«Uma sensação única»

Ainda a viver um sonho, Ana Ramos mal consegue acreditar que foi considerada a melhor jogadora do Campeonato da Europa, Divisão A, onde Portugal conquistou uma surpreendente medalha de prata no fim de semana, em Matosinhos.

Atletas | Competições | FPB | Seleções
26 AGO 2015

O segredo do sucesso da equipa, acrescenta, esteve na união, no espírito competitivo e, claro, no apoio do público.

 

Portugal partiu para este Europeu com o objetivo claro de manter-se na Divisão A, embora Ana Ramos confesse que existia a ambição “de integrar as oito melhores equipas na competição”.

 

Numa prova tão competitiva, momentos há que marcam o desfecho e o destino de uma seleção. A base portuguesa não tem dúvidas que a reviravolta no jogo frente às croatas marcou um ponto de viragem na participação de Portugal. “O jogo com a Croácia foi um momento marcante no caminho até à final. Depois de estarmos a perder por muitos pontos conseguimos vencer pela diferença mínima”.

 

Só um grupo muito especial, tendo em conta algumas desvantagens físicas, seria capaz de chegar a uma final do campeonato da europa da divisão A. “Ser uma equipa unida, bem treinada e com espírito competitivo. Todas queríamos fazer mais e cada vez melhor.” Foram estes os principais argumentos enumerados por Ana Ramos como tendo sido a base do sucesso de Portugal.

 

Mas antes da bonança há que ultrapassar a tempestade, e ao longo desta caminhada Portugal teve momentos mais complicados. “As dificuldades que fomos encontrando, fomos superando naturalmente. O momento mais difícil foi ao intervalo do jogo da Croácia, porque estávamos obrigadas a vencer.”

 

Nenhum dos intervenientes deste Europeu ficou imune ao carinho e ao apoio concedido pelos adeptos, nos bons e nos maus momentos. “O apoio do público foi fundamental para esta conquista. Foi espetacular termos milhares de pessoas a gritar por Portugal e a apoiar-nos. Uma sensação única.”

 

O crescimento de Portugal durante a competição não fez com que a equipa “fosse temida”, mas conquistaram o respeito dos outros adversários. E também acho que sentiram a pressão do público.”

 

 

Chegar à final foi o concretizar de um sonho, já que era quase impensável que Portugal pudesse ser capaz de discutir o titulo de campeão da europa. “Sentimo-nos realizadas, independentemente do resultado, já tínhamos superado qualquer expectativa.”

 

Ana Ramos acabou por integrar o cinco ideal de um Campeonato da Europa da Divisão A, caso para dizer que depois do sucesso coletivo, as distinções individuais abrilhantaram ainda mais o desempenho da formação lusa neste inesquecível europeu. “Foi uma sensação única estar nas cinco melhores da Europa. Não há palavras para descrever aquilo que senti quando ouvi o meu nome.”

Atletas | Competições | FPB | Seleções
26 AGO 2015

Mais Notícias