«União na defesa»
Os açorianos vivem um bom momento na 1.ª Divisão Masculina, talvez embalados pelo sucesso da equipa feminina, recém-sagrada campeã nacional.

Atletas | Competições
5 MAI 2015
O União Sportiva ainda não perdeu nesta segunda fase e o jogador explica nesta entrevista o que está por detrás deste bom momento do conjunto insular.
A equipa do União Sportiva ainda não perdeu nesta II fase, contando por vitórias os quatro jogos até agora disputados. Um momento muito positivo, e que faz dos insulares uma das duas equipas, a par da formação algarvia, que ainda não conheceu o sabor da derrota. “Surpresos nem tanto. Nós sabíamos que podíamos lutar pelos lugares cimeiros da tabela. Apenas seria uma grande surpresa, para nós, e para todos, caso ganhássemos ao Imortal, visto que são os grandes favoritos.”
Ainda assim, Cesaltino vê margem para a equipa continuar a evoluir, sobretudo nas questões relacionadas com o ataque. Já que a defesa é a marca desta equipa açoriana. “Penso que o aspeto a ser melhorado ou corrigido será em termos ofensivos. Conseguirmos sermos mais consistentes e eficazes. Neste momento, o que temos de manter é a nossa união e garra, aquilo que nos faz fortes defensivamente. Penso que isso é o torna a nossa equipa coesa, a união na defesa.”
O atleta insular considera que o Grupo Sul A é nivelado, formado por equipas com valor, onde existe um candidato que se destaca, mas no qual o União poderá discutir os lugares cimeiros. “Ao contrário do que todos pensam, acho que estamos num bom grupo. É equilibrado mas se estivermos a um bom nível podemos ficar, pelo menos em segundo, sendo que as nossas perspectivas passam por ficar nos três primeiros.”
O clube tem ambição, mas para que não fiquem hipotecados, Cesaltino e seus companheiros sabem o quanto importante é alcançar uma boa classificação nesta II Fase. “O objetivo do clube passa por conseguir ficar nos lugares do topo da tabela, e claro, ficar à frente do AngraBasket para podermo-nos manter nesta divisão. Caso não conseguirmos chegar ao acesso de subida de divisão, para assim ser possível dar continuidade ao projeto do clube, que na próxima época passa por tentar a subida de divisão.”
Depois do estrondoso êxito alcançado pela equipa feminina, sagrou-se campeã nacional da LFB, o basquetebol começa a ganhar cada vez mais adeptos na ilha de S. Miguel. Tal facto potencia o surgimento de mais atletas, pelo que o Clube União Sportiva tem a grande responsabilidade de dar resposta a esta procura nesta ilha açoriana que cada vez mais se destaca na modalidade. “Penso que com o título feminino com toda a publicidade feita, o basquetebol começa a tornar-se mas popular na ilha, principalmente pelos mais jovens.”