União Sportiva supera GDESSA
O fator casa revelou-se decisivo para que o União Sportiva superasse o GDESSA (67-58), que procurava aproximar-se na ilha de S.

Competições
28 FEV 2015
Miguel do 3º lugar da tabela classificativa. O jogo deu a sensação que se tornaria relativamente fácil para o conjunto açoriano, mas depois de uma excelente reação das escolares, o Sportiva lidou exemplarmente com o aproximar no marcador por parte do adversário.
A equipa da casa liderou sempre a marcha do marcador, e já perto do final da 1ª parte dispunha de uma vantagem de vinte pontos (39-19). Situação bem diferente da que se registava no termo do 3º período, já que o Sportiva comandava pela diferença mínima (49-48), isto depois de um parcial de 22-6 favorável à equipa do Barreiro.
Os primeiros minutos do derradeiro quarto foram de grande equilíbrio, ainda que tenha sido sempre o União Sportiva a comandar o resultado. Sensivelmente a meio do período, dois pontos apenas (55-53) separavam as duas equipas, a que seguiu um parcial de 6-0 que permitiu às insulares ganhar uma almofada pontual (61-53). O resultado final foi estabelecido faltava ainda um pouco mais que dois minutos para o final do encontro, com ambas as equipas a não registarem qualquer ponto durante esse período.
O GDESSA apostou no tiro de longa distância como solução ofensiva para ultrapassar a defesa açoriana (6/30 – 20%), e conquistou imensas segundas posses de bola fruto do bom desempenho na tabela ofensiva onde conquistou 19 ressaltos, mas quatro que na sua tabela. Forçou ainda o adversário a cometer 25 turnovers, mas o Boa Viagem teve o mérito de selecionar muito melhor os seus lançamentos facto que se refletiu na sua eficácia de lançamento.
A norte-americana Shaqwedia Wallace (19 pontos, 6 roubos de bola, 5 assistências e 3 ressaltos) foi a melhor marcadora do Sportiva, e com uma enorme eficiência a atirar ao cesto. Tamara Milovac (16 pontos e 5 ressaltos) esteve igualmente em bom plano.
Já a MVP do jogo, com 29.5 de valorização, Ladondra Johnson (19 pontos, 15 ressaltos e 3 roubos de bola), jogou pelo GDESSA, tal como Catarina Neves (15 pontos, 5 assistências, 3 roubos de bola e 4 ressaltos) também ela a assinar uma prestação muito positiva.