«Vai ser renhido»

O Illiabum está a realizar um campeonato exemplar na Proliga (tem apenas uma derrota), mas na próxima jornada defronta o Dragon Force, que ainda está invicto.

Atletas | Competições
30 DEZ 2013

O base considera que um triunfo seria uma bela forma de entrar em 2014, mas tem noção das dificuldades que esperam a sua equipa. Um duelo que promete…

Dos 10 jogos até agora disputados, o Illiabum por uma só vez foi surpreendido, derrota caseira por 2 pontos frente ao Terceira Basket, um registo em 2013 que Jaime Silva considera estar de acordo com as metas definidas. “O balanço é positivo, apesar de termos uma derrota continuamos no caminho certo para atingir o nosso objetivo que é a subida à 1ª Liga.”Jogos destes fazem com que a competição da Proliga seja atrativa, mesmo para quem durante muitos anos jogou no principal escalão da modalidade. “Jogos em que à partida não se sabe quem vai sair vencedor é sempre atrativo, até porque não vejo grande diferença entre alguns jogadores e algumas equipas da Liga e Proliga.”A vitória no próxima jornada colocaria o Illiabum no comando do campeonato. Seria certamente a forma ideal de Jaime Silva e os seus companheiros começarem o novo ano. “Sem a menor dúvida, já que ficaríamos em primeiro lugar e com igual número de derrotas do que o adversário tendo ainda vantagem sobre eles.”O Dragon Force lidera quase todos os rankings de equipa. O Illiabum é a equipa que mais roubos de bola consegue por jogo. A pressão defensiva, quebrar as rotinas ofensivas da equipa do Porto, será a chave para os ilhavenses quebrarem a invencibilidade dos portistas. “O Dragon Force lidera com todo o mérito, e prova disso é que ainda não perderam qualquer jogo. Sem dúvida que teremos de defender bem melhor do que habitualmente defendemos para levar de vencida a equipa do Dragon Force.”Neste tipo de jogos, a veterania e maior traquejo do plantel do Illiabum poderá funcionar a seu favor, embora Jaime Silva tenha consciência que isso não basta para vencer a equipa do Dragon Force. “Vai ser um jogo renhido, e que em certas alturas do encontro a maior experiência e maturidade podem ajudar. Mas não podemos esperar ganhar só com esses fatores.”Os triplos são talvez a principal arma ofensiva do Dragon Force. Já o Illiabum lidera o ranking de lançamentos de curta e média distância. Mesmo assim o extremo ilhavense não reduz este confronto a uma luta entre o jogo interior do Illiabum e a jogo exterior do Dragon Force. “Não acredito pois tanto o Dragon Force tem bons atletas para jogar perto do cesto, como o Illiabum tem bons jogadores do perímetro.”

Atletas | Competições
30 DEZ 2013

Mais Notícias