Valpaços inaugurou novo campo 3×3 BasketArt

Novo espaço situa-se no Complexo Desportivo de Valpaços

FPB
24 JUL 2022

O projeto 3×3 BasketArt continua a ultrapassar fronteiras e desta vez regressou ao interior Norte do País para dar ao Município de Valpaços um novo campo habilitado para a prática do basquetebol 3×3. O requalificado campo de Valpaços (41°36’42.9″N 7°18’25.6″W) contou com a intervenção de Luís Cancelinha, artista local que ficou encarregue de “dar uma nova cara” ao campo que está localizado no Complexo Desportivo do Município.

Na inauguração deste novo espaço marcaram presença atletas do clube local, CD Valpacinhos, assim como jovens atletas do BC Vila Real e da ACDE Diogo Cão, que disputaram uma das etapas do Circuito Regional de 3×3 da AB Vila Real. Os jovens jogadores tiveram ainda a oportunidade de assistir à inauguração oficial do campo que se deu pelas mãos do Vice-presidente da FPB, João Leitão e do Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar de Castro Almeida, que se fez acompanhar de Teresa Pavão, Vereadora do Desporto. A colaboração da AB Vila Real foi igualmente fundamental, com a associação a fazer-se representar na pessoa do Presidente, José Vilela e do Diretor Técnico Regional, Marco Oliveira.

Em declarações à FPBtv, o Vice-presidente da FPB não podia expressar maior satisfação na permanente capacitação da prática da modalidade conferida pelo projeto 3×3 BasketArt: “O propósito do BasketArt é este mesmo, chegar a todos os cantos do nosso País. Se daqui a uns anos tivermos o retorno esperado, com o aumento do número praticantes, é uma aposta ganha. Desde a prática informal, entre os amigos e a família e depois terminar com a prática mais séria da modalidade que pode ser re3veladora de potenciais talentos. Um bom jogador de 3×3 pode não ser um bom jogador de 5×5 e vice-versa, portanto muitas das vezes os nossos atletas, como já provámos durante este verão, conseguem competir com as melhores equipas do mundo. É um jogo mais rápido, intenso e as diferenças anulam-se facilmente. No futuro, quem sabe, podem sair daqui atletas para alimentarem as nossas seleções nacionais”, referiu.

De igual forma, o Presidente do Município, Amílcar de Castro Almeida, mostrou-se contente pela requalificação feita no Completo Desportivo de Valpaços:

“Naturalmente que o nosso Complexo Desportivo precisava deste espaço. A pedido de muitos jovens que têm potenciado a modalidade no nosso Município e que tem vindo a crescer em Valpaços. Fomos requisitados para levar a cabo este projeto, criar um espaço dedicado ao ‘streetbasket’. OS jovens têm usufruído deste investimento que tem sido uma mais valia para a juventude de Valpaços”, afirmou.

Recordamos que o 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol que tem como objetivo trazer a modalidade para a rua e que consiste em desafiar todos os Municípios do País a constituírem-se como parceiros da FPB na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol.

FPB
24 JUL 2022

Mais Notícias