Valter Mendes e Nuno Neves anunciam retirada
Valter Mendes e Nuno Neves, internacionais portugueses de basquetebol em cadeira de rodas, terminaram a carreira.
Competições
4 SET 2019
Os dois atletas, que representaram Lyon Basket (Nationale A) e Meylan Grenoble (Nationale B e recém-promovido à Nationale A), respetivamente, colocaram um ponto final num percurso pontuado por vários êxitos e ligado aos momentos altos da Seleção Nacional: a conquista do Campeonato da Europa C em 2007 e o vice-campeonato na mesma categoria em 2015, que valeu a subida à divisão B.
Aos 37 anos, Valter Mendes (4.0) põe termo a um trajeto de 21 anos dedicados ao basquetebol em cadeira de rodas.
O poste, que vestiu as cores da APD Leiria entre 1998 e 2014, venceu dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal ao serviço da formação do centro do país antes de rumar à cidade francesa de Lyon.
Por lá, ajudou o Lyon Basket Fauteil a ganhar a Nationale C e B para depois se consolidar nas duas últimas épocas na Nationale A, a elite do BCR gaulês.
No plano internacional, Valter envergou a camisola da Seleção Nacional em dois Campeonatos da Europa marcantes: em 2007, ano em que Portugal obteve o seu único troféu internacional ao coroar-se campeão da Europa da divisão C, na capital irlandesa, Dublin; e em 2008, altura em que a equipa nacional alcançou o objetivo da manutenção na divisão B, feito também ainda por repetir.
Já no caso de Nuno Neves (2.0), a retirada é mais precoce. O base/extremo de 32 anos iniciou-se na modalidade em 2008, sagrando-se pouco tempo depois campeão francês Sub22, por regiões.
No Meylan Grenoble Handibasket, clube onde passou a sua carreira, o ex-internacional português jogou várias épocas no máximo escalão francês, assim como na Nationale B, além de acumular várias participações nas provas europeias.
Na última época, com o seu contributo, a formação dos Alpes voltou a alcançar o objetivo da promoção à Nationale A graças ao primeiro lugar na fase regular, enquanto a nível europeu, na fase preliminar da Euroliga 3, apesar de gorada a qualificação para a fase final, Nuno Neves foi um dos rostos que permitiu à sua equipa lutar até ao fim e viu premiado o desempenho com a eleição para o cinco ideal da competição.
No que toca ao percurso na Seleção Nacional, o base/extremo ficou às portas da estreia no Campeonato da Europa B, em 2010, por motivos de ordem pessoal, depois de ter sido convocado pela então selecionadora, Inês Lopes.
A primeira e única participação em Europeus viria a consumar-se em 2015, onde a jogar em casa, em Lisboa, a Seleção Nacional escreveu outra página memorável da sua história ao chegar à final do Campeonato da Europa C e assim regressar à divisão B.
A FPB agradece ao Valter e ao Nuno pela dedicação à modalidade e deseja as maiores felicidades a ambos nesta nova etapa.